MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do empresariado cai a nível de agosto de 2020, diz FecomercioSP

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) voltou ao patamar de agosto de 2020, fechando o mês de maio em 83,8 pontos, apontam dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O número represent

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2021, 14:43:00 Editado em 25.05.2021, 14:47:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) voltou ao patamar de agosto de 2020, fechando o mês de maio em 83,8 pontos, apontam dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O número representa uma queda de 6,5% em relação a abril, quando já havia registrado retração de 9%.

continua após publicidade

O ritmo lento da vacinação, a continuidade das medidas de restrição à circulação e o cenário ainda incerto da economia influenciam na baixa da confiança do empresariado da cidade de São Paulo. O Índice de Expansão do Comércio (IEC), que mede a propensão do empresariado a investir, caiu 5,9% em maio, logo após uma queda expressiva de 7,6% em abril. O indicador está em 79,6 pontos atualmente, o seu menor nível em sete meses.

As baixas são ainda mais expressivas ao comparar com maio de 2020. No caso do ICEC, o patamar atual é 10,6% menor do que naquele mês, aos 93,9 pontos, quando também começou uma queda vertiginosa que se estenderia até junho. Enquanto isso, o IEC encolheu 9% em relação a maio de 2020, quando marcava 87,5 pontos.

continua após publicidade

Para a Federação, o declínio significativo da confiança do empresariado paulistano se explica também por fatores como a perda do poder de compra das famílias, o número crescente de desempregados e a pressão inflacionária sobre muitos produtos. Diante do cenário, a tendência é que eles deixem momentaneamente de investir nos seus negócios, esperando um sinal da retomada econômica.

Investimentos

A pesquisa mostra que os empresários estão cautelosos quanto aos investimentos: depois de cair 5,4% em abril, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que questiona os entrevistados sobre o quanto estão dispostos a investir nos negócios, retraiu mais 3,8% agora, fechando o mês com 75,4 pontos. É a pontuação mais baixa desde agosto de 2020, aos 69,8 pontos.

continua após publicidade

A curva descendente no Índice de Expansão do Comércio (IEC), por sua vez, foi puxada pelo desempenho negativo das suas duas variáveis: Expectativas para Contratação de Funcionários (ECF) caiu 6,6% e Nível de Investimento (NIE) dos negócios voltou ao nível de setembro de 2020, fechando maio em 60 pontos.

Recomendações

A principal orientação da FecomercioSP aos empresários neste momento é o planejamento financeiro. Segundo a entidade, com o aumento da inflação, é possível que os custos aumentem, fazendo com que seja necessária uma gestão mais próxima de todos os fatores que compõem o negócio.

continua após publicidade

Isso passa por reavaliar riscos e calcular os possíveis aumentos de custos, bem como ajustar os cronogramas de pagamentos e recebimentos, além dos investimentos. Ainda, é um momento para rever os preços de produtos e/ou serviços ofertados e, se for o caso, elaborar estratégias para atrair os consumidores.

Para a Federação, é também hora de ficar mais perto da gestão do fluxo de saídas e entradas de mercadorias. O Índice de Estoques (IE) caiu 1,6% em maio, apontando 99,1 pontos. É a primeira vez que o indicador cai abaixo da casa dos 100 desde setembro de 2020, o que indica que há cada vez mais inadequação dos empresários em relação aos estoques.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do empresariado cai a nível de agosto de 2020, diz FecomercioSP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!