MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do consumidor paulista fica estável em julho ante junho, aos 103 pontos, aponta ACSP

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) se manteve estável no mês de julho em relação a junho, atingindo 103 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2023, o resultado também permaneceu constante, mas interrompeu uma sequência de cinco que

Letícia Naome (via Agência Estado)

·
Escrito por Letícia Naome (via Agência Estado)
Publicado em 05.08.2024, 16:29:00 Editado em 05.08.2024, 16:35:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) se manteve estável no mês de julho em relação a junho, atingindo 103 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2023, o resultado também permaneceu constante, mas interrompeu uma sequência de cinco quedas consecutivas. Os dados são do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), elaborados pela PiniOn.

continua após publicidade

Para a ACSP, o resultado mensal, apesar de ainda estar no campo otimista - acima dos 100 pontos -, não mostra uma "tendência clara".

Em relação aos recortes socioeconômicos, de acordo com a entidade, os valores foram divergentes, com estabilidade da confiança para a classe C e redução para as classes AB e DE. A percepção das famílias melhorou em relação a emprego e renda, mas houve piora sobre as expectativas futuras dessas variáveis, "com redução na segurança do emprego".

continua após publicidade

A ACSP observou também um aumento dos entrevistados dispostos a comprar itens de alto valor (como imóveis e carros) e bens duráveis (geladeiras e fogões), além de investir.

Cidade de São Paulo

Já o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) espelhou o resultado paulista mensal e também registrou estabilidade em julho em relação a junho, aos 94 pontos. Já na comparação interanual, o índice aumentou 1,1%, valor que interrompe seis reduções seguidas.

continua após publicidade

Na análise por classes socioeconômicas, a confiança dos consumidores das classes C e DE ficou estável e nas famílias pertencentes a AB, houve recuo.

Conforme a ACSP, as percepções sobre a situação atual melhoraram, enquanto as expectativas de emprego e renda pioraram, seguindo o padrão verificado no Estado de São Paulo. Porém, o contrário do observado entre os paulistas ocorreu na capital: a disposição para investir, assim como em comprar bens duráveis e itens de maior valor, foi menor para a maioria dos entrevistados.

O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, avalia que os resultados mensais paulista e paulistano não revelam uma tendência clara para a confiança dos consumidores. "Os dados podem refletir, por um lado, a crescente geração de empregos no Estado de São Paulo e, por outro, o elevado nível de endividamento das famílias que residem no Estado", ponderou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do consumidor paulista fica estável em julho ante junho, aos 103 pontos, aponta ACSP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!