MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do consumidor paulista cai 2% em fevereiro e entra em terreno pessimista, diz ACSP

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) recuou 2% em fevereiro em relação a janeiro, atingindo 98 pontos, saindo do campo neutro (100 pontos) para o campo pessimista. Na comparação com o mesmo período de 2024, a queda foi ainda mais acentuada

Anna Scabello (via Agência Estado)

·
Escrito por Anna Scabello (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2025, 09:08:00 Editado em 07.03.2025, 09:17:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) recuou 2% em fevereiro em relação a janeiro, atingindo 98 pontos, saindo do campo neutro (100 pontos) para o campo pessimista. Na comparação com o mesmo período de 2024, a queda foi ainda mais acentuada (8,4%). Os dados são do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), elaborados pela PiniOn.

continua após publicidade

A ACSP avalia que a queda da confiança tem relação com uma "percepção menos positiva da situação financeira das famílias, atrelada à deterioração das expectativas futuras em relação à renda e ao emprego".

Na análise por classes econômicas, a classe C apresentou leve melhora na confiança, enquanto as classes A-B e D-E registraram queda. Com a redução da confiança do consumidor, o cenário resulta em menor intenção de compra de bens duráveis e itens de maior valor, como um imóvel, além de baixa disposição de investimentos futuros.

continua após publicidade

"Os sinais de desaquecimento da atividade econômica, que começam a se refletir na menor geração de empregos, além da aceleração da inflação em um contexto de elevado grau de endividamento das famílias e juros altos, podem ser as causas para a redução da confiança de consumidores paulistas", afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do IEGV/ACSP.

Cidade de São Paulo

O Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) registrou queda de 4,3% na passagem de janeiro para fevereiro, a 89 pontos. Na comparação interanual, o recuo foi de 8,2%. Com o resultado, o indicador permanece no campo pessimista.

No recorte socioeconômico paulistano, a classe D-E apresentou melhora nas expectativas, enquanto as classes C e A-B tiveram piora, também devido à deterioração das expectativas futuras de renda e emprego.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do consumidor paulista cai 2% em fevereiro e entra em terreno pessimista, diz ACSP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!