MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do consumidor cai 0,7 ponto em novembro ante outubro, diz FGV

A confiança do consumidor recuou 0,7 ponto em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 25, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) desceu a 81,7 pontos, a segunda queda consecutiva

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.11.2020, 08:30:00 Editado em 25.11.2020, 08:36:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A confiança do consumidor recuou 0,7 ponto em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 25, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) desceu a 81,7 pontos, a segunda queda consecutiva.

continua após publicidade

Em médias móveis trimestrais, o ICC subiu 0,5 ponto este mês, a quinta alta consecutiva.

"A confiança dos consumidores recuou pelo segundo mês consecutivo em novembro, refletindo piora da situação atual e das expectativas para os próximos meses. O resultado reflete o aumento da incerteza relacionada à pandemia e seu potencial impacto sobre a economia. Com o provável fim do período de benefícios emergenciais, muitos consumidores que perderam o emprego este ano devem retornar ao mercado de trabalho num momento em que as empresas ainda estarão adiando contratações ou demitindo, principalmente no caso de ocorrência de uma segunda onda de covid-19. O início de um amplo programa de vacinação em 2021 é uma esperança para a melhora da confiança", avaliou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

continua após publicidade

Em novembro, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 0,6 ponto, para 71,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,9 ponto, para 89,3 pontos.

O componente que mede a satisfação dos consumidores com a economia no momento atual encolheu 0,2 ponto, para 75,7 pontos, enquanto o item que avalia as finanças familiares diminuiu 0,9 ponto, para 68,5 pontos.

Em relação às expectativas, o item que mede o otimismo em relação à situação econômica foi o que mais contribuiu para a queda do ICC no mês, com uma perda de 3,8 pontos, para 106,8 pontos. As perspectivas sobre as finanças das famílias caíram 0,9 ponto, para 93,2 pontos. Por outro lado, houve o componente que mede a intenção de gastos com bens de consumo duráveis para os próximos meses, que subiu a 69,5 pontos, nível ainda baixo em termos históricos.

continua após publicidade

Entre as faixas de renda, a confiança das famílias mais ricas, com renda mensal acima de R$ 9,6 mil, teve queda de 3,1 pontos, influenciada pelo pessimismo relacionado tanto à economia quanto às finanças familiares nos próximos meses.

A Sondagem do Consumidor coletou informações de 1.887 domicílios, com entrevistas entre os dias 3 e 21 de novembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do consumidor cai 0,7 ponto em novembro ante outubro, diz FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!