MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do comércio cai 0,5% em dezembro ante novembro, diz CNC

O comerciante brasileiro encerrou o ano de 2020 menos otimista, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 0,5% em dezembro ante novembro, para 108,5 pontos.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.12.2020, 11:17:00 Editado em 17.12.2020, 11:22:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O comerciante brasileiro encerrou o ano de 2020 menos otimista, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 0,5% em dezembro ante novembro, para 108,5 pontos.

continua após publicidade

O movimento representa a primeira queda na confiança desde junho, quando o índice atingiu a mínima histórica, afetado pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Embora permaneça na zona de avaliação positiva, o Icec ainda está 20 pontos abaixo do nível pré-pandemia. Na comparação com dezembro de 2019, o indicador encolheu 13,3%.

Na passagem de novembro para dezembro, a piora na confiança foi puxada pela deterioração das expectativas para o curto prazo e das intenções de investimentos.

continua após publicidade

O subíndice de Condições Atuais do Empresário do Comércio subiu 1,7% em dezembro ante novembro, com melhoras nas avaliações sobre a economia (+1,3%), sobre o setor (+1,1%) e sobre a empresa (+2,7%).

Já o subíndice de Expectativas do Empresário do Comércio caiu 1,7%, com perdas nos três componentes: economia (-2,4%), setor (-1,3%) e empresa (-1,3%).

O subíndice de Intenções de Investimentos caiu 0,2% em dezembro ante novembro, com piora na intenção de contratação de funcionários (-0,8%) e na avaliação dos estoques (-1,3%), mas melhora na intenção de investimentos na empresa (+2,1%).

continua após publicidade

Segundo a CNC, o agravamento da pandemia e a perspectiva do fim do auxilio emergencial no início de 2021 aumentou a percepção de incertezas no setor.

"Diminuiu a proporção de empresários que esperam melhora na atividade no curto prazo, bem como no desempenho do varejo. Já a intenção de investimento na empresa ainda mantém alguma evolução, pois fatores como a manutenção das taxas de juros em nível baixo favorecem o acesso ao crédito.", justificou a economista Izis Ferreira, responsável pela pesquisa da CNC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do comércio cai 0,5% em dezembro ante novembro, diz CNC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!