MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do comerciante cai 2,2% em janeiro ante dezembro de 2020, revela CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 2,2% em janeiro ante dezembro de 2020, caindo a 105,8 pontos, informou nesta terça-feira, 19, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Foi a segunda queda seguida.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2021, 11:03:00 Editado em 19.01.2021, 11:08:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 2,2% em janeiro ante dezembro de 2020, caindo a 105,8 pontos, informou nesta terça-feira, 19, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Foi a segunda queda seguida. Mesmo assim, o indicador permanece no patamar de otimismo (acima de 100 pontos) pelo quarto mês consecutivo, informou a CNC. Na comparação com janeiro de 2020, houve queda de 16,4%.

continua após publicidade

Dois dos principais índices que compõem o Icec registraram retrações e tiveram papel determinante no resultado negativo do indicador principal. O referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais caiu (-5,8%) para 80,5 pontos, e o indicador que avalia as expectativas no curto prazo recuou pela segunda vez consecutiva (-2,3%), alcançando 142,1 pontos. O segundo componente é o único acima dos 100 pontos.

O aumento do dólar, o endividamento das empresas, o reajuste dos aluguéis e a cautela do consumidor para efetuar compras podem ter influenciado o resultado negativo, segundo a CNC. "A predominância das percepções adversas também pode ter relação com a necessidade de se fazer investimentos em tecnologia e logística para avançar no e-commerce", diz a nota divulgada há pouco pela confederação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do comerciante cai 2,2% em janeiro ante dezembro de 2020, revela CNC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!