MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança de serviços sobe 6,4 pontos em maio ante abril, a 88,1 pontos, diz FGV

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 6,4 pontos na passagem de abril para maio, na série com ajuste sazonal, para 88,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 31. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,6 po

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.05.2021, 08:33:00 Editado em 31.05.2021, 08:41:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 6,4 pontos na passagem de abril para maio, na série com ajuste sazonal, para 88,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 31. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,6 ponto.

continua após publicidade

"A confiança do setor de serviços melhora pelo segundo mês consecutivo, recuperando não apenas as perdas de 2021, mas retornando ao maior patamar desde o início da pandemia. O resultado favorável no mês se destaca para uma avaliação mais positiva sobre os indicadores que medem a situação no momento, indicando aumento no volume de demanda por serviços após período de restrições mais rígidas entre março e abril. A expectativa é que a expansão do programa de vacinação atingindo uma parcela maior da população contribua para a continuidade da recuperação no setor bastante afetado durante todo o período da pandemia", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em maio, houve melhora em 12 dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 9,2 ponto, para 84,0 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) cresceu 3,7 pontos, para 92,4 pontos.

continua após publicidade

A FGV ressalta que os impactos da pandemia no setor de serviços não foram homogêneos. Alguns segmentos tiveram mais dificuldades de recuperação, o que se reflete na dispersão da confiança entre os 13 segmentos que integram a pesquisa. Quanto mais alto o desvio padrão, maior a diferença entre os segmentos. Após o desvio padrão atingir um pico em março, houve melhora em abril e maio, com a recuperação da confiança mais espalhada nesses últimos dois meses.

"O aumento de medidas restritivas em março impactou alguns segmentos, em especial aqueles que demandam a presença física dos clientes. Mas nos últimos dois meses, a recuperação tem sido mais disseminada e a dispersão entre os segmentos tem diminuído", completou Tobler.

A coleta de dados para a edição de maio da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.521 empresas entre os dias 3 e 27 do mês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança de serviços sobe 6,4 pontos em maio ante abril, a 88,1 pontos, diz FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!