MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança de empresário cai ao menor nível desde setembro, diz FecomercioSP

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), caiu 9% em abril e atingiu o menor patamar desde setembro de 2020, aos 89,6 pontos. A queda também foi reco

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.04.2021, 14:22:00 Editado em 29.04.2021, 14:28:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), caiu 9% em abril e atingiu o menor patamar desde setembro de 2020, aos 89,6 pontos. A queda também foi recorde no Índice de Expansão do Comércio (IEC), que mede a propensão do empresariado a investir, que registrou baixa de 7,6%, aos 84,6 pontos, o menor nível em sete meses.

continua após publicidade

Os três indicadores que compõem o ICEC também sofreram forte queda em abril. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que pergunta ao empresariado sobre a situação momentânea em relação à economia, sofreu retração de 10,3% e atualmente está nos 60,9 pontos. Na comparação com abril de 2020, o número é 39,6% menor.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), por sua vez, caiu 10,6% em relação a março para 125,4, o menor desempenho desde setembro passado.

continua após publicidade

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) seguiu a tendência e ampliou a queda do mês passado ao retrair 5,4%, fechando abril com 82,5 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o decréscimo foi de 18,2%.

Empregos e investimentos

A queda expressiva do IEC foi puxada pelas retrações da Expectativas para Contratação de Funcionários (ECF) e do Nível de Investimento (NIE) dos negócios.

continua após publicidade

De acordo com o levantamento, os índices apresentaram baixas de 8% e 7%, respectivamente.

Na avaliação da FecomercioSP, a pesquisa reflete um momento crítico em que as empresas estão refazendo os planos para o longo do ano.

Os resultados negativos apresentam um contexto de deterioração das expectativas dos empresários e dos consumidores, em que qualquer investimento esbarra na imprevisibilidade da situação do País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança de empresário cai ao menor nível desde setembro, diz FecomercioSP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!