MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança da construção sobe 0,9 ponto em dezembro, revela FGV

O Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 0,9 ponto porcentual na passagem de novembro para dezembro, informou nesta segunda-feira, 23 a Fundação Getulio Vargas (FGV). "O ICST chega ao último mês do ano ligeiramente acima do patamar de dezembro

Gabriela Jucá (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriela Jucá (via Agência Estado)
Publicado em 23.12.2024, 11:04:00 Editado em 23.12.2024, 11:12:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 0,9 ponto porcentual na passagem de novembro para dezembro, informou nesta segunda-feira, 23 a Fundação Getulio Vargas (FGV).

continua após publicidade

"O ICST chega ao último mês do ano ligeiramente acima do patamar de dezembro do ano passado, em uma posição de pessimismo moderado. O resultado parece desafiar os indicadores que mostram um mercado de trabalho bastante aquecido. De fato, em 2024 houve aumento dos investimentos na infraestrutura e no mercado imobiliário, o que contribuiu para o crescimento do setor e deve ter impactos também em 2025", destacou, em nota, a coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV, Ana Maria Castelo.

Ela ainda avalia que as oscilações da confiança refletiram os altos e baixos dos negócios atingidos pela dificuldade na contratação de trabalhadores. Ainda assim, em dezembro, segundo ela, a confiança pode ser vista de forma positiva. "O porcentual de empresas que esperam crescimento na demanda é significativamente superior ao das que esperam queda", afirma.

continua após publicidade

Nesta leitura, houve avanço de 0,3 ponto no Índice de Situação Atual (ISA-CST) e de 1,5 ponto no Índice de Expectativas (IE-CST). O crescimento do ISA-CST foi puxado pelo avanço do indicador de volume de carteira de contratos, que subiu 2,8 pontos, para 96,9 pontos, enquanto o indicador de situação atual dos negócios cedeu 2,1 ponto, para 94,7 pontos.

Já no IE-CST, os dois componentes subiram: indicador de demanda prevista nos próximos três meses subiu 2,6 ponto, atingindo 100,7 pontos, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses avançou 0,4 ponto, chegando aos 94,4 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção caiu 0,1 ponto porcentual, para 78,9%. O Nuci de Mão de Obra caiu 0,1 ponto, para 80,3%, enquanto o NUCI de Máquinas e Equipamentos avançou 0,4 p.p, para 73,6%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Confiança da construção sobe 0,9 ponto em dezembro, revela FGV"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!