MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Condições globais de financiamento são restritivas por taxa de juros elevada, diz Dilma no G20

A ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco do Desenvolvimento, Dilma Rousseff, avalia que o financiamento é atualmente o grande problema para os países se prepararem para as mudanças climáticas, que tendem a se agravar. Ela destacou que as

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 22.07.2024, 12:09:00 Editado em 22.07.2024, 12:13:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco do Desenvolvimento, Dilma Rousseff, avalia que o financiamento é atualmente o grande problema para os países se prepararem para as mudanças climáticas, que tendem a se agravar. Ela destacou que as altas taxas de juros cobradas de países em desenvolvimento são maiores do que nos países desenvolvidos, o que torna o acesso a recursos cada vez mais difícil.

continua após publicidade

"Os altos custos de serviço da dívida prejudicam investimentos críticos em áreas como proteção ambiental, mitigação e adaptação, ações de combate à mudança do clima, saúde, educação, infraestrutura ou comprometimento de espaço fiscal com pagamento de juros", disse Rousseff durante a abertura de evento paralelo ao G20, "States of the Future", no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A executiva ressaltou, que as taxas de juros nos países em desenvolvimento sobem mais do que os investimentos em saúde e educação, e que para reverter isso é necessário que o Estado atue como articulador.

continua após publicidade

"As condições globais de financiamento, além de reduzidas, são proibitivas, devido aos riscos cambiais e às taxas de juros elevadas praticadas nas economias centrais que as adotam e que colocam em risco a estabilidade financeira. O espaço fiscal é crucial para garantir os recursos necessários para que os governos possam investir simultaneamente em ações de desenvolvimento e combate às mudanças climáticas", afirmou a ex-presidente da República.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Condições globais de financiamento são restritivas por taxa de juros elevada, diz Dilma no G20"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!