MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Condições econômicas justificam fim de compras de ativos, diz dirigente do Fed

A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Kansas, Esther George, afirmou nesta quarta-feira que identifica sinais de que a economia dos Estados Unidos atingiu os requisitos de "progressos substanciais adicionai

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2021, 14:54:00 Editado em 11.08.2021, 14:59:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Kansas, Esther George, afirmou nesta quarta-feira que identifica sinais de que a economia dos Estados Unidos atingiu os requisitos de "progressos substanciais adicionais" estabelecidos pela autoridade monetária. "Eu apoio o fim das compras de ativos sob essas condições", disse, durante evento virtual.

continua após publicidade

Como evidência da força da economia norte-americana, a dirigente citou o fortalecimento da demanda, a recuperação do mercado de trabalho e o avanço das expectativas de inflação. Para ela, com a retomada em curso, é preciso fazer a transição para configurações políticas "mais neutras".

George, contudo, esclareceu que ainda há uma série de incertezas, sobretudo com desequilíbrios entre oferta e demanda, que elevam os preços. "A economia apertada de hoje certamente não pede uma política monetária apertada, mas sinaliza que o tempo chegou para reduzir os instrumentos", destacou.

continua após publicidade

Segundo a líder do Fed de Kansas, a discussão sobre a redução do relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) "não está mecanicamente conectada" com os ajustes na taxa de juros. Na visão dela, o caminho para a normalização monetária será "longo e acidentado".

George acrescentou que pode demorar algum tempo até que haja uma recuperação plena do emprego nos EUA. "Este não é um argumento para manter as taxas de juros inalteradas, mas garantir acomodação se ajusta à medida que a economia se expande, evitando desequilíbrios e instabilidades que podem descarrilar tais ganhos", explicou.

Variante Delta

continua após publicidade

A presidente da distrital do Federal Reserve em Kansas reconheceu que as incertezas decorrentes da disseminação da variante Delta do coronavírus podem atrasar a recuperação da economia dos Estados Unidos. No evento virtual, a dirigente citou o risco de que a mutação "complique" o cronograma do Fed para normalização da política monetária. "Os efeitos poderiam ser tão pronunciados do lado da oferta quanto do lado da demanda, prolongando o aperto da economia e mantendo a pressão de alta sobre os preços", alertou.

Esther George projetou uma desaceleração do crescimento econômico nos próximos meses, embora acredite que o ritmo continuará "robusto". Segundo ela, a expectativa é de que a demanda comece a arrefecer, à medida que as ações de apoio do governo diminuam.

"Algumas estimativas mostram que a política fiscal, após somar quase 4 pontos porcentuais do crescimento no ano passado, subtrairá cerca de 2 pontos porcentuais do crescimento ao longo dos próximos anos", destacou.

continua após publicidade

Inflação, oferta e demanda

A presidente da distrital do Federal Reserve atribuiu o recente avanço da inflação nos Estados Unidos a uma série de desequilíbrios entre oferta e demanda. "Costumo ouvir anedotas que sugerem uma economia que se deparou com gargalos, incluindo relatos de dificuldades na busca trabalhadores e de ter que pagar preços muito mais altos pelos materiais e transporte", afirmou.

A dirigente acrescentou que "há boas razões para crer" que a maior parte desses fatores é temporária. Segundo ela, o esgotamento de estoques de empresas confirma os desequilíbrios das dinâmicas de oferta. George comentou ainda que uma parcela dos aumentos de preços reflete uma reversão a padrões pré-coronavírus.

A líder do Fed de Kansas comentou que o setor de serviços nos EUA segue "deprimido" em relação aos níveis pré-pandemia, o que sugere que há espaço para crescimento. No entendimento dela, deve continuar havendo uma rotação dos padrões de consumo, de bens para serviços.

Ela evitou fazer previsões sobre o impacto do debate sobre o teto fiscal no Congresso na economia, mas disse que, baseado nas experiências anteriores, pode haver algum efeito.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Condições econômicas justificam fim de compras de ativos, diz dirigente do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!