MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Condições de oferta de crédito foram mais favoráveis no fim de 2023, mostra BC

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), que procura captar as tendências do mercado de crédito bancário a partir das percepções das principais instituições financeiras. Em relação

Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)
Publicado em 15.02.2024, 16:21:00 Editado em 15.02.2024, 16:26:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), que procura captar as tendências do mercado de crédito bancário a partir das percepções das principais instituições financeiras. Em relação ao quarto trimestre de 2023, os bancos destacaram que as condições de oferta de crédito foram mais favoráveis.

continua após publicidade

"Em geral, a demanda por crédito tem sido positiva, impulsionada pela redução nas taxas de juros e, no caso de pessoas jurídicas, também pela necessidade de investimento em ativo fixo e de capital de giro", aponta o BC.

De acordo com a pesquisa, a oferta de crédito para pessoas jurídicas tem sido mais flexível, com destaque positivo para a competição entre bancos no segmento de grandes empresas. No segmento de micro, pequenas e médias empresas, o destaque é a captação de novos clientes. "Espera-se para o primeiro trimestre de 2024 uma melhora generalizada nos fatores", acrescentou o documento.

continua após publicidade

Já para as famílias, os bancos disseram esperar que as condições de crédito para consumo de pessoas físicas ficassem mais favoráveis no começo deste ano. "Espera-se fortalecimento da demanda para o primeiro trimestre de 2024, auxiliado pela redução nas taxas de juros e aumento da confiança do consumidor", apontou a pesquisa.

As instituições também citaram a melhora na percepção sobre o nível de comprometimento de renda do consumidor, o nível de emprego e de condições salariais, além da inadimplência e a tolerância ao risco.

Por outro lado, apesar da melhora ou manutenção da percepção dos fatores de oferta do crédito habitacional no fim de 2023, os bancos indicaram que o custo e disponibilidade de funding devem ser fatores "bastante negativos" para o segmento no começo de 2024.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Condições de oferta de crédito foram mais favoráveis no fim de 2023, mostra BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!