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Concessionárias assinam contratos de concessão dos 2 primeiros lotes de rodovias do Paraná

O governo federal realizou nesta terça-feira, 30, a cerimônia de assinatura dos contratos de concessão de dois lotes de rodovias do Paraná. Agora, a gestão das vias passa à iniciativa privada em 30 dias, com previsão de R$ 19 bilhões em investimentos em c

Luiz Araújo e Caio Spechoto (via Agência Estado)

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Escrito por Luiz Araújo e Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 30.01.2024, 17:42:00 Editado em 30.01.2024, 17:47:10
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O governo federal realizou nesta terça-feira, 30, a cerimônia de assinatura dos contratos de concessão de dois lotes de rodovias do Paraná. Agora, a gestão das vias passa à iniciativa privada em 30 dias, com previsão de R$ 19 bilhões em investimentos em contratos com duração de 30 anos.

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O evento teve participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de parlamentares da representação federal do Paraná no Congresso Nacional e gestores municipais da região.

O lote 1 corresponde a trechos da BR-277/373/376/476 e PR-418/423/427. O lote 2, trechos da BR-153/277/369 e PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855. Por juntarem rodovias federais e estaduais, os projetos são considerados inovadores pelo Ministério dos Transportes, tendo sido estruturados pela Infra S.A..

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As empresas farão a gestão das rodovias por 30 anos.

O lote 1 será administrado pela concessionária Via Araucária, da Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., que faz parte do fundo Pátria Investimentos. O lote 2 será administrado pelo Consórcio Infraestrutura PR como EPR Litoral Pioneiro.

As empresas investirão cerca de R$ 19 bilhões nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes de estradas, alcançando moradores de 41 municípios da área de abrangência - cerca de 6 milhões de habitantes. Do total, 60% dos investimentos precisam ser feitos nos primeiros sete anos.

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As concessões são as primeiras da lista de obras do Novo PAC, ainda que já estivessem com leilões marcados antes do lançamento do programa. Outros quatro lotes de rodovias paranaenses irão a leilão entre este e o próximo ano. Os projetos dos lotes 3 e 6 estão sendo analisados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), etapa anterior ao lançamento dos editais. No total, serão 3,3 mil quilômetros concedidos à iniciativa privada.

"A atual abordagem do governo federal para infraestrutura é a única saída: nem o público nem o privado conseguem sozinhos. A soma de esforços amplia o potencial de investimentos", afirmou Renan Filho, que disse que o governo está empenhado em atrair investimentos privados, destacando que os leilões do Paraná contaram com participação de fundos soberanos, feito inédito para o setor de rodovias no Brasil.

O ministro voltou a chamar atenção para a necessidade de realização de maior volume de leilões que a média histórica. "Até 2022, a média era de um leilão por ano. Isso não dialoga com a necessidade do País", afirmou Renan Filho. O objetivo é realizar mais 33 leilões até 2026, totalizando 35 na atual gestão.

Ratinho Júnior disse que a assinatura marca um novo período da infraestrutura do Estado. "As concessões que tínhamos, de 1997, eram de um momento em que o mundo das concessões no Brasil era muito novo. Acabaram não sendo boas, com tarifas caras e pouca eficiência", disse.

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