MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Conab corrige: safra 2021/22 de grãos deve ser de 270,2 milhões de toneladas

A atual safra de grãos 2021/22 deve ser de 270,2 milhões de toneladas, e não de 271,77 milhões de toneladas, como informou na manhã desta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estatal retificou os números no período da tarde. Em re

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2022, 16:38:00 Editado em 12.05.2022, 16:44:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A atual safra de grãos 2021/22 deve ser de 270,2 milhões de toneladas, e não de 271,77 milhões de toneladas, como informou na manhã desta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estatal retificou os números no período da tarde. Em relação ao estimado em abril, o volume é 0,3% superior. "Com a revisão, o acréscimo atualizado é justificado pelo aumento na área de soja e do melhor desenvolvimento no final do ciclo das lavouras, sobretudo de arroz, milho e da oleaginosa", disse em nota. "Já em relação ao ciclo passado, que chegou a 255,5 milhões de toneladas, a elevação é de 5,7%."

continua após publicidade

No caso do milho, a nova estimativa para a produção total é de 114,58 milhões de toneladas. Na primeira safra do cereal, a colheita está em 24,67 milhões de toneladas, enquanto que na segunda a previsão é de uma produção de 87,69 milhões de toneladas e a terceira tem uma estimativa de 2,21 milhões de toneladas. "A atual safra não irá atingir a produtividade potencial, mas ainda tende a ser uma boa produção principalmente pelas lavouras implantadas mais cedo. No entanto, ainda precisamos ter atenção com o desenvolvimento da cultura", disse o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zen. "A maior parte do milho semeado se encontra em estágios de desenvolvimento em que o clima é preponderante. Para Mato Grosso e Goiás há uma tendência de déficit hídrico. Já em Mato Grosso do Sul e no Paraná, a maior preocupação é com o risco de geadas."

As lavouras de algodão têm contado com clima favorável para o desenvolvimento e, com o ganho de área, a produção pode chegar a 2,82 milhões de toneladas de pluma. Se confirmado, o volume estimado será o segundo maior já registrado na série histórica, sendo 19,5% superior à safra passada e menos apenas que o registrado no ciclo 2019/20.

continua após publicidade

Para o feijão, a expectativa de uma boa segunda safra da leguminosa vem se confirmando, disse a estatal. "O clima mais favorável contribui para um maior rendimento dos grãos, na maioria das regiões produtoras, o que traz uma expectativa de colheita em 1,4 milhão de toneladas, um incremento de 23,3% em relação ao mesmo período da safra 2020/21."

A soja tem cerca de 95% da área colhida. A estimativa de produção da oleaginosa está em 123,8 milhões de toneladas, redução de 10,4% em relação à safra anterior. No caso do arroz, a colheita atinge 91% da área. A expectativa da Conab é de que o Brasil produza 10,7 milhões de toneladas, queda de 9,1% em relação ao volume produzido na safra passada, devido ao clima.

No caso do trigo, a expectativa é de área plantada 3% maior. "Destaque para o Rio Grande do Sul, onde a intenção de plantio mostra uma elevação de 9,7%, saindo de 1,16 milhão de hectares para 1,27 milhão de hectares."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Conab corrige: safra 2021/22 de grãos deve ser de 270,2 milhões de toneladas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!