Mais lidas

    Economia

    Economia

    Como a covid-19 influenciou as buscas na web

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 18.12.2020, 07:47:00 Editado em 18.12.2020, 07:51:27
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    De corrida pelas máscaras à procura pelo termo "saco de pancadas", as buscas dos brasileiros na web ajudam a explicar as fases da pandemia de covid-19 e como os hábitos de consumo se transformaram no isolamento social.

    As tendências captadas recentemente mostram que, em dezembro, com o repique da covid-19, as máscaras retornaram à lista de prioridades. O maior destaque, porém, foi a investigação do preço do tender, 700% maior do que no início de dezembro de 2019. Os dados são do Radar Simplex, plataforma que usa inteligência artificial para detectar tendências a partir das pesquisas online.

    "Para um ano atípico, é natural que as buscas na web também sejam atípicas", disse João Lee fundador da Simplex ao Estadão/Broadcast. Segundo ele, os efeitos da pandemia são claros. "As pegadas deixadas na internet em 2020 provam que, de fato, o brasileiro enveredou-se por novos caminhos, talhados pelos sonhos e frustrações impostos pelo isolamento social e pelas restrições de uma vida limitada ao espaço de casa."

    No início da pandemia, em março, as buscas por "delivery" subiram 400% em relação à média dos 12 meses anteriores. Máscaras de proteção registraram suas primeiras aparições no topo das buscas naquele mês, 49% acima da média. O álcool em gel subiu ainda mais, com explosão de 923%.

    Em maio, quando aparentemente os brasileiros perceberam que ficariam mais tempo em casa, os termos "fogão de 4 bocas", "cadeiras de escritório" e "cachorro" cresceram 81%, 52% e 100%, respectivamente. Em junho, a paciência parecia no fim, com o termo "saco de pancada" em destaque: um salto de 115%. Em agosto, com a obrigatoriedade do uso de máscara, o equipamento de proteção teve alta de 246% nas buscas.

    Em setembro, o consumidor pareceu mais interessado nos preços dos alimentos, que têm puxado a inflação. Destacou-se a busca por "melhores preços" - expansão de 200%. Em outubro e novembro, houve alta de 137% em buscas por "Heineken", que também elevou preços no País.

    Na Black Friday, em novembro, o líder de procura foi o console Playstation 5 - as buscas foram multiplicadas por seis no período. As pesquisas sobre pneus também subiram bastante: 60%.

    As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Como a covid-19 influenciou as buscas na web"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.