Comissão Mista de Orçamento tem instalação adiada após disputa de partidos - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Comissão Mista de Orçamento tem instalação adiada após disputa de partidos

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), agendada para esta terça-feira, 29, foi adiada após uma confusão entre líderes do Congresso e uma disputa por espaço entre partidos. O colegiado é responsável por definir o destino das verbas federais para o próximo ano. Diante do impasse, a reunião ficou para a próxima semana.

O "Centrão" da Câmara, aliado ao presidente Jair Bolsonaro, reagiu à designação dos membros feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O bloco afirma que foi desprestigiado e que tem direito a uma vaga a mais para o PSC e outra para o PROS. Essas vagas, pelo desenho feito por Alcolumbre, ficaram com DEM e PCdoB, aliados ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A comissão é formada por 40 membros titulares, entre deputados e senadores. Parlamentares questionam se a configuração precisa respeitar o tamanho das bancadas atual ou do início da legislatura.

Além das cadeiras, a presidência da CMO também é tema de disputa. O PP, com 40 deputados e maior partido do "Centrão", reivindica a presidência da comissão, prometida por Alcolumbre ao deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). Um nome cogitado para a vaga é a deputada Flávia Arruda (PL-DF).

Na manhã desta terça-feira, 29, Alcolumbre foi até à sala da comissão para a reunião, mas se viu enquadrado por líderes do Centrão diante da designação dos membros. Aliados do amapaense, por outro lado, manifestaram irritação com o líder do PP em função da disputa. Além da CMO, esses partidos também se dividem sobre a sucessão das presidências da Câmara e do Senado em 2021.

"Essa comissão só funciona acordada ou ela não funciona. Então é importante que ela funcione bem pelos temas que vai tratar, principalmente o orçamento", afirmou Arthur Lira em entrevista coletiva. Questionado, Alcolumbre afirmou que a comissão será instalada na próxima semana e que tentará um acordo até lá. Com as duas vagas para PSC e PROS, de acordo com ele, será possível manter a negociação para a eleição de Elmar Nascimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Comissão Mista de Orçamento tem instalação adiada após disputa de partidos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.