MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comissão Europeia propõe regras para dar mais eficiência a cobranças tributárias na UE

A Comissão Europeia propôs nesta segunda-feira, 19, novas regras para resolver questões tributárias, a fim de conseguir na União Europeia um modelo mais eficiente e seguro para investidores. O braço executivo do bloco diz em comunicado que será possível c

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 19.06.2023, 16:05:00 Editado em 19.06.2023, 16:10:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão Europeia propôs nesta segunda-feira, 19, novas regras para resolver questões tributárias, a fim de conseguir na União Europeia um modelo mais eficiente e seguro para investidores. O braço executivo do bloco diz em comunicado que será possível com isso garantir mais justiça, evitar fraudes e apoiar investimentos para além das fronteiras nacionais dentro da UE.

continua após publicidade

A questão em pauta afeta, por exemplo, a uma situação na qual um investidor residente em um país da UE precisa pagar imposto sobre juros ou dividendos devido a outra nação do bloco.

A Comissão Europeia lembra que os investidores podem recorrer para evitar pagar imposto duas vezes, mas que esse processo em geral é lento e custoso, provoca frustrações e desencoraja investimentos para além das fronteiras nacionais.

continua após publicidade

Agora, a UE pretende solucionar o problema. Foi ainda estimado que escândalos que envolvem esse problema provocaram perda estimada de 150 bilhões de euros, entre os anos 2000 e 2020, segundo a Comissão Europeia.

Assim que os países membros também adotarem, a proposta deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2027, informa o comunicado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão Europeia propõe regras para dar mais eficiência a cobranças tributárias na UE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!