MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comissão de Infraestrutura aprova indicados para Anac e ANPD

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta segunda-feira, 19, a indicação de quatro diretores e um ouvidor para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre os nomes, está o de Juliano Alcântara Noman para a presidência do órgão. Atualment

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2020, 13:53:00 Editado em 19.10.2020, 14:00:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta segunda-feira, 19, a indicação de quatro diretores e um ouvidor para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre os nomes, está o de Juliano Alcântara Noman para a presidência do órgão. Atualmente, ele atua como presidente substituto da agência. Os nomes ainda precisam ser aprovados pelo plenário do Senado, o que deve ocorrer na quarta-feira, dia 21.

continua após publicidade

Os indicados foram sabatinados pela comissão nesta segunda após um "vai e vem" no processo, expondo o peso das articulações políticas em órgãos reguladores. A indicação é feita pelo presidente Jair Bolsonaro, mas precisa de aval do Senado para virar efetiva. Com isso, o governo negocia politicamente as nomeações com os parlamentares.

Em outubro do ano passado, o governo havia indicado para a diretoria o secretário de Transportes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Thiago Costa Caldeira, o então diretor do Departamento Internacional do Ministério da Infraestrutura, Gustavo Afonso Sabóia Vieira, e o superintendente da agência Ricardo Bisinotto Catanant. Todos os nomes foram retirados na mesma semana. Nos últimos dias, foram indicados três nomes que já atuam no órgão.

continua após publicidade

Indicado para presidir a Anac, Juliano Alcântara defendeu uma ampla revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica para facilitar investimentos no setor de aviação. Para ele, é necessária uma "faxina" na lei para diferenciar, por exemplo, as regras para pequenas e grandes empresas. "Se não temos recursos e tanto dinheiro sobrando, então o ambiente regulatório tem que ser o mais moderno e o mais eficiente possível", afirmou.

Nomes aprovados pela Comissão de Infraestrutura do Senado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac):

- Juliano Alcântara Noman, diretor-presidente

continua após publicidade

- Ricardo Bisinotto Catanant, diretor

- Rogério Benevides Carvalho, diretor

- Tiago Sousa Pereira, diretor

continua após publicidade

- José Luiz Povill de Souza, ouvidor

ANPD

continua após publicidade

A Comissão de Infraestrutura do Senado também aprovou nesta segunda o nome de cinco indicados para compor a direção da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Três dos cinco nomes escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro para o órgão são egressos das Forças Armadas. Com o aval da comissão, os nomes precisarão agora ser votados pelo plenário do Senado.

A ANPD foi criada para fiscalizar a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor neste ano estabelecendo uma série de regras para os setores público e privado no tratamento de dados pessoais. Na prática, a lei traz regras mais duras sobre o tipo de informações que as empresas podem armazenar de seus clientes, por exemplo. Pela legislação, a ANPD é responsável "por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento" do novo marco do setor.

O governo tentou adiar a vigência da lei para o próximo ano, atendendo a uma demanda das companhias, em função de impactos econômicos provocados pela pandemia de covid-19. Em agosto, porém, o Senado rejeitou o adiamento feito por meio de medida provisória. Embora a lei esteja em vigor, as empresas só poderão ser punidas a partir de agosto de 2021, quando as sanções - como advertência e multas - passam a ser válidas. Com a composição da ANPD, o órgão poderá implementar a estrutura - inclusive com contratação de funcionários comissionados - para executar os trabalhos.

continua após publicidade

Indicado para presidir a Autoridade, o engenheiro Waldemar Gonçalvez Ortunho Junior afirmou que o órgão não irá interromper o uso de dados, mas trabalhar para o uso responsável dessas informações. "A Autoridade Nacional de Proteção de Dados deve favorecer o engajamento construtivo com organizações responsáveis, focando em recompensar o comportamento adequado, ensinar, discutir e engajar os atores, usando punições somente como última alternativa", disse.

Diretores aprovados pela Comissão de Infraestrutura do Senado para o Conselho Diretor da ANPD:

- Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, diretor-presidente

- Arthur Pereira Sabbat, diretor

- Miriam Wimmer, diretora

- Nairane Farias Rabelo Leitao, diretora

- Joacil Basilio Rael, diretor

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão de Infraestrutura aprova indicados para Anac e ANPD"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!