MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comissão aprova parecer da MP do mínimo com tabela do IRPF e taxação de rendimentos no exterior

A comissão mista que analisa a medida provisória do salário mínimo aprovou nesta terça-feira, 8, o parecer, com a inclusão de uma série de dispositivos que constavam em outras propostas do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.Além

Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 08.08.2023, 16:41:00 Editado em 08.08.2023, 16:46:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A comissão mista que analisa a medida provisória do salário mínimo aprovou nesta terça-feira, 8, o parecer, com a inclusão de uma série de dispositivos que constavam em outras propostas do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

continua após publicidade

Além do aumento do salário mínimo para R$ 1.320, o relator, deputado Merlong Solano (PT-PI), incorporou no texto da MP do salário mínimo a atualização na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e a taxação de rendimento de pessoas que moram no Brasil em aplicações financeiras, entidades controladas e trusts no exterior.

Esses dois temas estavam sendo tratados em outra medida provisória (a MP 1171) em tramitação no Congresso Nacional. A incorporação dos trechos na MP 1172 se deu para facilitar a tramitação das propostas no Legislativo.

continua após publicidade

A aprovação do relatório da MP do salário mínimo na comissão mista se deu em votação simbólica, sem divergências por parte dos deputados e senadores presentes na reunião.

O texto agora segue para a análise no plenário da Câmara dos Deputados e, em seguida, no do Senado. A MP 1172 (do salário mínimo) precisa ser aprovada até 28 de agosto para que não perca validade.

Já em relação à atualização da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (tema tratado na MP 1171), o texto perde a validade em 27 de agosto.

continua após publicidade

O relatório do deputado Merlong Solano ainda inclui a política de valorização do salário mínimo, que antes estava prevista em um projeto de lei.

Pelo texto, haverá uma correção anual pelo Índice Nacional de Preço dos Consumidores (INPC) mais o PIB consolidado de dois anos atrás.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão aprova parecer da MP do mínimo com tabela do IRPF e taxação de rendimentos no exterior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!