MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comércio paulista cria 10.371 empregos em abril, diz FecomercioSP

O comércio paulista registrou criação de 10.371 vagas formais de trabalho em abril, após saldo negativo de 5.180 postos no mesmo mês do ano passado. O resultado se deu a partir de 119.122 admissões e 108.751 desligamentos, e é o melhor desde novembro de 2

Guilherme Bianchini (via Agência Estado)

·
Escrito por Guilherme Bianchini (via Agência Estado)
Publicado em 16.06.2022, 13:30:00 Editado em 16.06.2022, 15:00:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O comércio paulista registrou criação de 10.371 vagas formais de trabalho em abril, após saldo negativo de 5.180 postos no mesmo mês do ano passado. O resultado se deu a partir de 119.122 admissões e 108.751 desligamentos, e é o melhor desde novembro de 2021. O número também reverte uma perda de 2.600 vagas observada em março. Apesar do resultado, o balanço do setor no quadrimestre é negativo, com perda de 11.337 postos.

continua após publicidade

Os dados são da Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (Pesp), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Líder na geração de postos de trabalho formais, o setor de serviços paulista criou 27.938 vagas em abril, um crescimento interanual de 187% em relação a igual período do ano anterior (9.725).

continua após publicidade

Em nota, a FecomercioSP ressalta que a magnitude do avanço se deve à base de comparação, já que o Estado de São Paulo enfrentava a fase mais restritiva ao funcionamento e à ocupação de estabelecimentos não essenciais em abril de 2021.

Entre as atividades do comércio, a criação de vagas foi puxada pelo varejo, com saldo positivo de 6.345 postos de trabalho formais. Os segmentos de comércio por atacado e de comércio e reparação de veículos, por sua vez, criaram 2.647 e 1.379 vagas, respectivamente.

"A recuperação do setor de serviços e o retorno à normalidade no comércio devem dar continuidade nos próximos meses. Entretanto, o cenário exige cautela quanto ao desempenho da geração de receitas desses setores", pondera a FecomercioSP. "Isso porque a inflação persistente e os reflexos da alta dos juros e dos índices de comprometimento de renda com dívidas anteriores tendem a frear consumo, o desempenho das vendas e, consequentemente, o mercado de trabalho formal."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Comércio paulista cria 10.371 empregos em abril, diz FecomercioSP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!