MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comércio global perde impulso no 4º trimestre e deve seguir fraco, aponta OMC

O crescimento do comércio global de mercadorias deverá continuar fraco neste primeiro trimestre de 2023, depois de uma aparente perda de impulso no quarto trimestre de 2022, apontou o barômetro da Organização Mundial do Comércio (OMC). O índice geral recu

Maria Lígia Barros (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Lígia Barros (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2023, 14:04:00 Editado em 01.03.2023, 14:11:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O crescimento do comércio global de mercadorias deverá continuar fraco neste primeiro trimestre de 2023, depois de uma aparente perda de impulso no quarto trimestre de 2022, apontou o barômetro da Organização Mundial do Comércio (OMC). O índice geral recuou de 96,2 para 92,2, bem abaixo da linha de base de 100 da escala que vai de 90 a 110.

continua após publicidade

Todos os componentes do barômetro caíram abaixo da tendência, com exceção do índice de produtos automotivos (105,8), que foi puxado para cima pelas vendas e produções acima da tendência nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, compensando as quedas na China.

O índice de exportações (97.4) continuou abaixo da tendência mas está crescendo, sinalizando uma possível reviravolta em um futuro próximo.

continua após publicidade

Já os índices de transporte de contêineres (89,3), frete aéreo (87,8), componentes eletrônicos (84,9) e matérias-primas (92,2) estão baixos e seguem em queda, o que mostra que o enfraquecimento do comércio afeta vários setores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Comércio global perde impulso no 4º trimestre e deve seguir fraco, aponta OMC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!