MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comércio exterior no PIB não teve muito efeito de tarifaço do Trump, avalia IBGE

O tarifaço promovido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, ainda não impactou o desempenho do comércio exterior brasileiro contabilizado no Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano, avaliou Rebeca Palis, coordenadora de Contas

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 30.05.2025, 14:05:00 Editado em 30.05.2025, 14:09:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O tarifaço promovido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, ainda não impactou o desempenho do comércio exterior brasileiro contabilizado no Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano, avaliou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

"Se interferiu foi muito pouco", disse Palis. "Não teve muito efeito disso não. O Brasil não vai ser tão afetado quanto outros países. Se tiver efeito na economia mundial, a gente vai ser afetado não só pelo comércio de bens e serviços, mas aqui (no primeiro trimestre) a gente não viu efeito importante disso não."

Quanto ao setor externo no PIB, as exportações cresceram 2,9% no primeiro trimestre de 2025 ate o quarto trimestre de 2024, enquanto as importações subiram 5,9%.

continua após publicidade

"A exportação foi negativamente afetada pela queda na extração da extrativa mineral, a exportação de óleo e gás está subindo", disse Palis.

Segundo a pesquisadora, as exportações devem ser maiores no segundo trimestre, com ajuda da agropecuária. Parte do aumento da produção da agropecuária visto no primeiro trimestre resultou em aumento dos estoques, o que deve se reverter em breve em vendas externas.

"A variação de estoque neste primeiro trimestre foi mais alta, muito por conta dessa variação da agropecuária. Parte disso é porque a agropecuária ainda não exportou", contou Palis. "Quando tem uma variação muito alta na agropecuária, é normal ter variação de estoque. Provavelmente no segundo trimestre vai ter exportação maior (e estoque menor)."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Comércio exterior no PIB não teve muito efeito de tarifaço do Trump, avalia IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!