MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Comércio contrata 719 mil trabalhadores em um trimestre e 1,706 milhão em 1 ano

Comércio, construção civil, alojamento e alimentação e outros serviços foram os destaques, entre as atividades econômicas, no avanço do contingente de trabalhadores ocupados no trimestre móvel terminado em novembro, conforme os dados da Pesquisa Nacional

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.01.2022, 12:35:00 Editado em 28.01.2022, 12:41:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Comércio, construção civil, alojamento e alimentação e outros serviços foram os destaques, entre as atividades econômicas, no avanço do contingente de trabalhadores ocupados no trimestre móvel terminado em novembro, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

Na comparação com o trimestre móvel imediatamente anterior, apenas a agricultura registrou queda, de 0,2%, com 21 mil ocupados a menos. Todas as outras atividades aumentaram o número de empregados. Na comparação com um ano antes, nenhum atividade fechou vagas.

Para Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, os dados mostram avanço generalizado da ocupação, refletindo uma consolidação da recuperação do mercado de trabalho no fim de 2021.

continua após publicidade

No intervalo de um ano, na comparação do trimestre móvel encerrado em novembro de 2021 com igual período de 2020, foram 1,706 milhão de vagas a mais no comércio. Na comparação com o trimestre móvel anterior, foram 719 mil postos de trabalho a mais.

A atividade de alojamento e alimentação, uma das mais atingidas pela pandemia, seguiu a retomada. No período de um ano, são 994 mil ocupados a mais, alta de 24,0%. Ante o trimestre móvel imediatamente anterior, são 438 mil ocupados a mais, alta de 9,3%. Em outros serviços, atividade também muito atingida, foram 580 mil postos a mais em um ano (alta de 13,9%) e de 403 mil em um trimestre (mais 9,3%).

Em relação ao patamar de um ano antes, o trimestre móvel terminado em novembro de 2020, houve ganhos de postos também na construção civil (1,248 milhão), em informação, comunicação e atividades financeiras (869 mil a mais), na agricultura (461 mil), na indústria (935 mil postos, alta de 8,2%), e em transporte, armazenagem e correio (382 mil ocupados a mais).

continua após publicidade

Na comparação com o trimestre móvel imediatamente anterior, o contingente de trabalhadores na construção civil cresceu em 332 mil. Também houve contratações na indústria (439 mil) e informação, comunicação e atividades financeiras (214 mil).

Considerando a posição na ocupação, o contingente de trabalhadores domésticos, grupo que também foi destaque na perda de vagas em meio à pandemia, subiu 22,5% em um ano, com 1,029 milhão de trabalhadores a mais na comparação com o trimestre móvel terminado em novembro de 2020. Na comparação com o trimestre móvel terminado em agosto de 2021 deste ano, são 315 mil trabalhadores domésticos a mais, alta de 6,0%.

No total, 5,609 milhões de pessoas estão ocupadas no trabalho doméstico, formal ou informal, no País. A grande maioria (4,247 milhões) não tem carteira assinada, seja porque trabalha na informalidade, seja porque recebe por diárias, sem configurar vínculo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Comércio contrata 719 mil trabalhadores em um trimestre e 1,706 milhão em 1 ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!