MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Com férias coletivas, produção de motos cai 9,9% em julho, diz Abraciclo

A indústria de motocicletas registrou queda de 9,9% na produção de julho na comparação com junho, informou nesta quarta-feira a Abraciclo, entidade que representa as montadoras de veículos duas rodas do polo industrial de Manaus (AM), onde estão quase tod

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2021, 11:36:00 Editado em 11.08.2021, 11:44:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A indústria de motocicletas registrou queda de 9,9% na produção de julho na comparação com junho, informou nesta quarta-feira a Abraciclo, entidade que representa as montadoras de veículos duas rodas do polo industrial de Manaus (AM), onde estão quase todas as fábricas de motos do País.

continua após publicidade

No total, 95 mil motocicletas foram montadas no mês passado, um recuo de 3% frente a julho de 2020. Apesar das variações negativas, a Abraciclo fez uma avaliação positiva sobre a produção, já que o resultado deve ser contextualizado pelas férias coletivas, programadas desde o início do ano, das montadoras no fim do mês passado.

No acumulado desde janeiro, a produção chegou a 663,9 mil unidades, com alta de 35,4% em relação aos sete primeiros meses do ano passado, período afetado pelo choque da chegada da pandemia ao País.

continua após publicidade

Apesar da falta de produtos nas concessionárias, dada a limitação de produção em função de restrições da pandemia - especialmente no início deste ano, quando o sistema público de saúde em Manaus entrou em colapso -, as vendas de motos subiram 5,5% na passagem de junho para julho. No comparativo interanual, as vendas do mês passado, de 112,5 mil unidades, marcaram crescimento de 32,2%.

Durante a apresentação do balanço de julho, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, informou que os fabricantes, apesar dos esforços, ainda não conseguiram eliminar a fila de espera nas concessionárias. A percepção de falta de produtos, informou, ficou mais aguçada em razão das férias coletivas de dez dias em julho.

Porém, com a retomada da produção, a tendência é que o abastecimento das lojas comece a se normalizar a partir da segunda quinzena de agosto. A estimativa é de que ainda existem aproximadamente 50 mil motos, principalmente de baixa cilindrada, a serem entregues a consumidores que estão em listas de espera.

continua após publicidade

Segundo o presidente da Abraciclo, a indústria de motos vem conseguindo contornar bem a crise de fornecimento de peças que atinge outros setores industriais, incluindo as montadoras de carros. A produção, explicou o executivo, vem sendo mais afetada por protocolos de segurança da pandemia, que impedem as montadoras de colocar grande número de operários para trabalhar simultaneamente.

"Quanto antes for atendida essa demanda reprimida, melhor para o consumidor e para a indústria", comentou Fermanian, que espera um cenário melhor de atividade na indústria com o avanço da imunização.

Junto com os resultados do mês passado, a Abraciclo elevou de 1,06 milhão para 1,22 milhão de unidades a projeção à produção de motos em 2021, o que, se confirmada, significará um crescimento de 26,8% sobre o resultado de 2020.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Com férias coletivas, produção de motos cai 9,9% em julho, diz Abraciclo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!