Economia

Com feriados, bolsas importantes da Ásia não operam; Hong Kong cai 3,3%

Da Redação ·

A Bolsa de Hong Kong fechou em forte baixa nesta segunda-feira, 20, em dia de liquidez reduzida em meio a feriados em várias partes da Ásia, inclusive na China e no Japão, à medida que os problemas financeiros da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande continuam pesando nos negócios.

continua após publicidade

O Hang Seng sofreu um tombo de 3,3% em Hong Kong, a 24.099,14 pontos. Apenas a Evergrande despencou mais de 10%, arrastando ações de outras empresas do ramo imobiliário negociadas no território semiautônomo.

Em meio à crise de liquidez que atinge a Evergrande, um de seus principais credores fez provisões para o calote de uma parte dos empréstimos que lhe concedeu, enquanto outros planejam dar mais prazo para que a companhia pague suas dívidas, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

continua após publicidade

Os mercados acionários da China, do Japão, da Coreia do Sul e de Taiwan, por sua vez, não operaram nesta segunda-feira em função de feriados.

Oceania

Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o pregão desta segunda-feira no menor nível em três meses, com acentuadas perdas lideradas por mineradoras. O S&P/ASX 200 caiu 2,10% em Sydney, a 7.248,20 pontos.

continua após publicidade

Cautela com Fed

O clima na região da Ásia e do Pacífico também é de cautela antes do anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), na quarta-feira, 22.

A grande questão é se o Fed sinalizará ou não o início do tapering, como é conhecido o processo de gradual redução de suas compras de ativos financeiros.

* Com informações da Dow Jones Newswires