MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Com apetite a risco à tarde no exterior, juros têm queda

Depois de começar a tarde com sinais divergentes, os juros futuros engataram um movimento contínuo e consistente de baixas, em um movimento resumido por um agente do mercado como uma "limpeza" dos excessos da sexta-feira. Do exterior veio o principal moto

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.04.2022, 17:52:00 Editado em 25.04.2022, 17:57:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de começar a tarde com sinais divergentes, os juros futuros engataram um movimento contínuo e consistente de baixas, em um movimento resumido por um agente do mercado como uma "limpeza" dos excessos da sexta-feira. Do exterior veio o principal motor, com as bolsas norte-americanas flertando com o azul ao mesmo tempo que petróleo e juros dos Treasuries seguiam em quedas firmes.

continua após publicidade

À espera da bateria de indicadores semanais, entre os quais os dados-chave IPCA-15 e IGP-M de abril, e com a retomada na terça-feira, 26, cedo do Relatório Focus do Banco Central, a cena interna foi mais como pano de fundo do que efetivamente geradora de preço na renda fixa.

Ao longo do feriado de Tiradentes, o BC tentou dar sinais dos passos além da decisão de juros da semana que vem. Ao reiterar a intenção de elevar a Selic a 12,75% a partir do dia 5, o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, disse que o momento exige serenidade para avaliar o tamanho e a duração dos choques inflacionários atuais.

continua após publicidade

"Se os choques se mostrarem mais persistentes ou maiores do que o previsto, o Comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário", avisou, em palestra organizada pela XP em Washington.

Neste ambiente, o olhar dos agentes do mercado se voltou ao exterior, em especial no período da tarde. Num primeiro momento, o movimento de queda dos juros futuros foi relacionado à forte desvalorização do petróleo e dos retornos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos.

Esses ativos, por sua vez, cederam com o temor de uma desaceleração econômica na China por causa de novos surtos de covid-19, gerando uma busca pela segurança dos Treasuries, ocasionando na diminuição de sua taxa.

continua após publicidade

Isso já trazia para baixo as taxas médias e longas dos DIs. Na sequência, as bolsas americanas esboçaram reações e, com espaço para queima de prêmios, a renda fixa doméstica teve o alívio adicional.

Assim, o DI para janeiro de 2023 caiu de 13,048% no ajuste de sexta-feira para 12,945% (mínima) nesta segunda-feira. O janeiro 2024 passou de 12,702% a 12,57%. O janeiro 2025 foi de 12,141% a 11,99%. E o janeiro 2027 recuou de 11,98% a 11,815%.

Para efeito de comparação, na quarta-feira pré-feriado de Tiradentes, as taxas foram de 13,068%, 12,667%, 12,101% e 11,795%, respectivamente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Com apetite a risco à tarde no exterior, juros têm queda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!