MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Coalizão quer fortalecer gestão pública

Formada por um grupo de entidades e lideranças com diferentes visões políticas e sociais, a coalizão "Conectando pessoas por um Estado melhor" lançou movimento para debater e produzir propostas para o aprimoramento da gestão de pessoas na administração pú

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.11.2020, 06:57:00 Editado em 05.11.2020, 07:02:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Formada por um grupo de entidades e lideranças com diferentes visões políticas e sociais, a coalizão "Conectando pessoas por um Estado melhor" lançou movimento para debater e produzir propostas para o aprimoramento da gestão de pessoas na administração pública brasileira. O lançamento acontece no momento em que o Congresso discute a reforma administrativa, mas o movimento defende ir além da proposta enviada pelo governo em setembro - que modifica a forma como servidores públicos são contratados, promovidos e demitidos.

continua após publicidade

A iniciativa reúne instituições acadêmicas como FGV, Insper, Fundação Dom Cabral; representantes do próprio governo federal; sindicatos, parlamentares que representam diferentes espectros ideológicos; e o terceiro setor. O grupo, que desde 2017 estuda um novo modelo de gestão para as três esferas de governo, avalia que essa pluralidade de participantes é um de seus diferenciais, sobretudo no contexto atual de polarização da política brasileira.

Na semana passada, especialistas brasileiros e estrangeiros, parlamentares e governadores debateram a gestão de pessoas, modelos de carreira, segurança jurídica e integridade no setor público. O lançamento do movimento ocorreu durante evento promovido pela Fundação Lemann, Fundação BRAVA, Instituto Humanize e República.org.

continua após publicidade

"As evidências demonstram que ter uma alavanca para atuar sobre a gestão de pessoas é uma pauta importante", diz Weber Sutti, diretor de projetos da Fundação Lemann. Segundo Sutti, a ideia é que seja um movimento de médio e longo prazos que ajude a elaborar alternativas concretas. Um "hub" de conhecimento com pragmatismo, define ele.

"No Brasil, a gente brinca que as soluções saem em janelas de oportunidade. Se não construirmos o conteúdo para ter as alternativas testadas, experimentadas, não conseguiremos avançar", acrescenta. Para ele, todos os governos que conseguiram fazer uma transformação a ponto de entregar melhores serviços públicos passaram por uma reestruturação de gestão de pessoas focada na remoção de barreiras de atração, políticas claras de liderança e modelos de carreiras.

Temas

continua após publicidade

O movimento vai concentrar o trabalho em quatro grandes temas: gestão de desempenho e desenvolvimento; segurança jurídica e matriz de vínculos; modelos de carreira; e, a pedido do Conselho dos Secretários de Administração dos Estados, políticas para lideranças.

Para Francisco Gaetani, presidente do conselho diretor do República.org, é preciso recuperar a capacidade de o governo prestar os seus serviços. Do contrário, afirma, o risco é acabar sendo "valorizado" no Brasil o debate do Estado mínimo, justamente no momento em que o Estado nunca foi tão necessário para enfrentar situações como a pandemia da covid-19.

Para Gaetani, o fato de o governo ter mandado a proposta de reforma administrativa significa o reconhecimento da importância do tema. "Não significa uma concordância com o texto da proposta, mas o Congresso tem uma oportunidade para discutir vários assuntos, que são prerrogativa do Executivo de apresentar (a proposta)", diz. Segundo ele, a preocupação é a valorização do servidor público, sem que ele seja vilanizado ou vitimizado. "É preciso superar esse debate."

continua após publicidade

Para Glaucia Macedo, gerente do Instituto Humanize, as quatro organizações pretendem que a aliança seja motor para mudanças maiores. "Por isso, a pluralidade de atores", diz ela. O grupo está fechando parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo do qual o Brasil quer fazer parte, para trazer experiências internacionais para o debate no País.

Com o apoio da coalizão, oito governos estaduais já promoveram processo de atração em seleção de cargos de liderança: Rio Grande do Sul, Minas, São Paulo, Pará, Paraná, Sergipe, Pernambuco e Ceará. Dois deles - Sergipe e Pernambuco - avançaram também para implementar políticas de desempenho.

A proposta visa criar uma ponte de transferência de capacidade institucional muito mais permanente do que a fornecida por consultorias. "Achamos que um modelo de consultoria não deixa perenidade. O avião decola e depois o piloto automático apaga e o avião cai", ressalta o diretor da Fundação Lemann.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Coalizão quer fortalecer gestão pública"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!