MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

CNI/Sondagem: índice de produção cai para 50,1 pontos em junho (53,6 p. em maio)

Depois de crescer em maio, a produção industrial ficou praticamente estável em junho, de acordo com o levantamento Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado na manhã desta sexta-feira, 15. O índice de evolução da produção

Lorenna Rodrigues (via Agência Estado)

·
Escrito por Lorenna Rodrigues (via Agência Estado)
Publicado em 15.07.2022, 11:04:00 Editado em 15.07.2022, 17:02:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de crescer em maio, a produção industrial ficou praticamente estável em junho, de acordo com o levantamento Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado na manhã desta sexta-feira, 15. O índice de evolução da produção passou para 50,1 pontos no mês passado - pela metodologia da pesquisa, valores acima de 50 indicam alta e, abaixo, queda. Em maio, o indicador estava em 53,6 pontos e, em junho do ano passado, em 52 pontos.

continua após publicidade

"Destaca-se que o valor médio para os meses de junho é de 47,2 pontos, inferior aos 50 pontos. Ou seja, ocorreu manutenção do ritmo de produção na passagem de maio para junho de 2022, embora usualmente se verifique queda no período", afirma a confederação, em nota.

A utilização da capacidade instalada (UCI) manteve-se em 70% em junho, mesmo patamar de maio. "Destaca-se que o porcentual de junho de 2022 supera o porcentual médio dos meses de junho desde o início da série mensal, em 2011, que é de 67,8%", completa a CNI.

continua após publicidade

Já o emprego cresceu menos em junho. O índice que mede a evolução no número de empregados passou de 51,0 pontos em maio para 50,8 pontos no mês passado, o que ainda mostra um crescimento. Em junho de 2021, estava em 51,5.

Os estoques seguem em níveis inferiores ao planejado - o indicador passou de 49,7 em maio para 49,0 no mês passado, mesmo patamar de junho de 2021.

Expectativas

continua após publicidade

A pesquisa aponta expectativas positivas para os próximos seis meses. O índice que mede as projeções de demanda subiu de 59,1 para 59,6 pontos. Houve melhora no indicador de expectativa para a quantidade exportada para o semestre seguinte, que passou de 53,5 pontos para 54,3 pontos - também aqui, números acima de 50 pontos indicam projeção de alta.

O de compras de matéria-prima variou de 57,0 para 57,4 pontos e o de número de empregados de 53,4 para 53,2 pontos. Já o indicador de intenção de investimento caiu de 56,4 pontos para 55,9, ainda indicando crescimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "CNI/Sondagem: índice de produção cai para 50,1 pontos em junho (53,6 p. em maio)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!