MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

CNI: apoiamos firmemente essa reforma tributária; há condição para reduzir Selic, diz Andrade

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, defendeu a votação da reforma tributária e a redução da taxa básica de juros, a Selic, como ferramentas para fomentar a retomada da industrialização no País. Na fala, Andra

Sofia Aguiar e Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Sofia Aguiar e Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 06.07.2023, 12:37:00 Editado em 06.07.2023, 12:44:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, defendeu a votação da reforma tributária e a redução da taxa básica de juros, a Selic, como ferramentas para fomentar a retomada da industrialização no País. Na fala, Andrade criticou a posição contrária de alguns governadores em relação ao texto da matéria, que deve ser votada nesta quinta-feira, 6.

continua após publicidade

"Nós apoiamos firmemente essa reforma tributária que esperamos que seja votada hoje e achamos inacreditável que, quando o governo passado não apoiava a reforma tributária, todos os governadores apoiavam. Agora, quando o governo federal apoia a reforma tributária, alguns governadores se colocam contrários", declarou, em reunião que marca a reativação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). "É inacreditável como essas coisas podem acontecer no Brasil", acrescentou.

Dentre as medidas que o setor precisa para a industrialização, Andrade também fez críticas à taxa de juros, a 13,75% ao ano. "Nós precisamos de crédito, com juros baixos", disse. Andrade, então, citou uma "batalha" travada para a redução da taxa. "Acho que temos todas as condições para que comece a haver essa redução de juros no Brasil", comentou.

continua após publicidade

Na avaliação do presidente da CNI, o atual governo tem dado a importância necessária para a reindustrialização. Ele, contudo, apontou uma divergência no mundo: enquanto no Brasil sempre houve uma discussão se o País precisava de uma política industrial, o mundo tinha certeza da necessidade dessa política.

De acordo com ele, a indústria, que inclui a agroindústria, representa quase 80% das exportações brasileiras e 63% dos investimentos em inovação e tecnologia. "É um setor industrial que dá competitividade para agricultura, agropecuária e setor de serviços", disse.

Segundo ele, no entanto, a indústria recebeu, nos últimos anos, um sexto do subsídio que é dado ao setor agrícola. "Essa diferença fez com que houvesse desindustrialização precoce", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "CNI: apoiamos firmemente essa reforma tributária; há condição para reduzir Selic, diz Andrade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!