MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

CMN e BC aprovam resolução para simplificar renovação de consentimento no Open Finance

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central aprovaram resolução conjunta que simplifica renovação de consentimentos no Open Finance e amplia prazo de validade do compartilhamento de dados no sistema para mais de um ano."Com o objetivo de permiti

Eduardo Rodrigues e Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Rodrigues e Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 26.10.2023, 18:35:00 Editado em 26.10.2023, 18:37:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central aprovaram resolução conjunta que simplifica renovação de consentimentos no Open Finance e amplia prazo de validade do compartilhamento de dados no sistema para mais de um ano.

continua após publicidade

"Com o objetivo de permitir maior comodidade e facilidade para os clientes, o normativo traz a possibilidade de as instituições participantes ofertarem prazos de validade mais longos do que o atual limite de 12 meses para o compartilhamento, mantendo a determinação de que seja permitido ao cliente revogar o compartilhamento a qualquer tempo", destacou o BC em nota.

Atualmente, sempre que o cliente vai renovar o consentimento de compartilhamento de dados no Open Finance é necessário repetir todas as etapas da autorização inicial. Com as mudanças, bastará acessar o ambiente do banco e confirmar o desejo de renovar o compartilhamento. As alterações começam para pessoas físicas e serão estendidas para as empresas em 2024.

continua após publicidade

"A Estrutura de Governança responsável pela implementação do Open Finance no Brasil, formada pelas principais associações do mercado, fará o desenvolvimento das especificações técnicas e as funcionalidades devem estar prontas para serem oferecidas ao público até o final de novembro de 2023", completou o BC.

O CMN é formado pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "CMN e BC aprovam resolução para simplificar renovação de consentimento no Open Finance"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!