MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

China se decepciona com rebaixamento de perspectiva pela Fitch e diz que dívida é administrável

O Ministério de Finanças da China descreveu como "decepcionante" a decisão da Fitch de rebaixar a perspectiva do rating chinês. Em relatório divulgado nesta quarta-feira, 10, analistas da Fitch revisaram a perspectiva para a nota de crédito soberana A+ da

Dow Jones Newswires (via Agência Estado)

·
Escrito por Dow Jones Newswires (via Agência Estado)
Publicado em 10.04.2024, 11:55:00 Editado em 10.04.2024, 11:59:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério de Finanças da China descreveu como "decepcionante" a decisão da Fitch de rebaixar a perspectiva do rating chinês. Em relatório divulgado nesta quarta-feira, 10, analistas da Fitch revisaram a perspectiva para a nota de crédito soberana A+ da China, de estável para negativa, citando "crescentes riscos" às finanças públicas.

continua após publicidade

Segundo o ministério chinês, representantes da pasta tiveram apenas discussões preliminares com a equipe da Fitch, e o relatório da agência de classificação de riscos "reflete apenas parcialmente" as visões da China. O ministério acrescentou que a dívida chinesa é administrável e está sob controle.

"No longo prazo, nossa política fiscal ajudará a garantir bom crédito soberano, ao manter o déficit em um tamanho apropriado, utilizando recursos de emissões de dívida para expandir a demanda interna e apoiando o crescimento econômico", afirmou o ministério.

continua após publicidade

O sistema de classificação da Fitch não reflete com eficácia os efeitos positivos das políticas fiscais da China no estímulo ao crescimento, avaliou o ministério.

"A taxa de déficit de 3% prevista para 2024, no seu conjunto, é moderada e razoável, conduz à estabilização do crescimento econômico, melhora o controle da alavancagem do governo e abre espaço para as políticas lidarem com desafios e riscos que possam surgir no futuro," disse o ministério.

No relatório, a Fitch apontou que as perspectivas econômicas da China são mais incertas, à medida que o país se afasta do crescimento dependente do setor imobiliário para o que o governo chinês vê como um modelo de crescimento mais sustentável. Fonte:Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "China se decepciona com rebaixamento de perspectiva pela Fitch e diz que dívida é administrável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!