MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

China quer ampliar cooperação em agricultura, pesca e turismo com países insulares do Pacífico

A China manifestou disposição para fortalecer a cooperação com os países insulares do Pacífico em setores como agricultura, pesca e turismo. Segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério das Relações Exteriores chinês, o ministro Wa

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 28.05.2025, 13:37:00 Editado em 28.05.2025, 13:45:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A China manifestou disposição para fortalecer a cooperação com os países insulares do Pacífico em setores como agricultura, pesca e turismo. Segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério das Relações Exteriores chinês, o ministro Wang Yi afirmou que Pequim "está disposta a implementar, junto com os países insulares, a Iniciativa para o Desenvolvimento Global".

continua após publicidade

De acordo com o governo chinês, o objetivo é acelerar negociações de acordos de livre comércio, além de apoiar o fortalecimento da capacidade policial e promover o intercâmbio cultural.

"A amizade não depende de quem veio primeiro e a cooperação não depende do tamanho", afirmou Wang Yi, destacando os 50 anos de relações diplomáticas com os países insulares.

continua após publicidade

A China propôs ainda "reforçar a cooperação climática" e apoiar esses países com financiamento, tecnologia e capacitação no âmbito da cooperação Sul-Sul. O país também reiterou sua posição sobre Taiwan, dizendo que a questão "é um assunto interno da China".

Os países participantes elogiaram a visão chinesa de uma "comunidade de futuro compartilhado da humanidade" e reafirmaram apoio ao princípio de uma só China. Segundo o comunicado, a Declaração Conjunta da reunião foi aprovada por consenso.

As declarações foram feitas durante a terceira Reunião de Ministros das Relações Exteriores China-Países Insulares do Pacífico, realizada em Xiamen.

O encontro foi copresidido por Wang Yi e pelo presidente e chanceler de Kiribati, Taneti Maamau, e contou com a presença de autoridades de mais de dez países da região, incluindo Tonga, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão e Fiji.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "China quer ampliar cooperação em agricultura, pesca e turismo com países insulares do Pacífico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!