MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

Dezenas de países se uniram à China nesta sexta-feira para estabelecer um grupo internacional de resolução de disputas baseado em mediação. Representantes de mais de 30 países, como Paquistão, Indonésia, Belarus e Cuba, assinaram a Convenção sobre o Esta

Associated Press (via Agência Estado)

·
Escrito por Associated Press (via Agência Estado)
Publicado em 30.05.2025, 15:39:00 Editado em 30.05.2025, 15:43:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dezenas de países se uniram à China nesta sexta-feira para estabelecer um grupo internacional de resolução de disputas baseado em mediação.

continua após publicidade

Representantes de mais de 30 países, como Paquistão, Indonésia, Belarus e Cuba, assinaram a Convenção sobre o Estabelecimento da Organização Internacional de Mediação em Hong Kong para se tornarem membros fundadores da instituição global.

O apoio de nações em desenvolvimento sinalizou a crescente influência de Pequim no sul global em meio ao aumento das tensões geopolíticas, em parte exacerbadas pelas tarifas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump.

continua após publicidade

Em uma cerimônia, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, disse que a China há muito tempo defende o tratamento de diferenças com um espírito de compreensão mútua e construção de consenso por meio do diálogo, ao mesmo tempo em que visa fornecer "sabedoria chinesa" para resolver conflitos.

"A criação da Organização Internacional de Mediação ajuda a superar a mentalidade de soma zero de você perde e eu ganho", enfatizou ele.

Pequim destacou o grupo como a primeira organização jurídica intergovernamental do mundo para resolver disputas por meio de mediação, dizendo que será um mecanismo importante para proteger os princípios da Carta das Nações Unidas.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!