MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

China: comissão proíbe concessão de empréstimos para especulação com commodities

O órgão regulador do sistema bancário da China divulgou um comunicado nesta terça-feira, 5, no qual diz que a concessão de empréstimos para a especulação com preços de commodities, como carvão, aço e metais não-ferrosos está "estritamente proibida". O tex

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2021, 08:50:00 Editado em 05.10.2021, 08:56:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O órgão regulador do sistema bancário da China divulgou um comunicado nesta terça-feira, 5, no qual diz que a concessão de empréstimos para a especulação com preços de commodities, como carvão, aço e metais não-ferrosos está "estritamente proibida". O texto afirma ainda que a especulação com itens de luxo também será proibida.

continua após publicidade

Em comunicado, a Comissão Regulatória de Bancos e Seguros da China (CBIRC, na sigla em inglês) pede aos bancos do país, comerciais ou de fomento, que "façam o seu melhor" para financiar os setores de produção e fornecimento de energia durante o inverno e a próxima primavera.

O texto proíbe a concessão de empréstimos para a especulação com os preços de commodities como carvão e aço. Também fica proibida, de acordo com a CBIRC, a concessão de crédito para "especular com bens de consumo de alto luxo, como o Moutai (uma marca de bebida alcoólica chinesa) e chá Pu'er (um tipo raro de chá), para evitar a expansão desordenada de capital".

continua após publicidade

Em outro ponto, o comunicado afirma que o sistema bancário chinês deverá promover um sistema de gestão de crédito que leve ao desenvolvimento sustentável do crédito ao consumo, seguindo premissas como a de conceder empréstimos com base na capacidade de pagamento dos tomadores. A Comissão criou ainda outras normas, para limitar, por exemplo, a quantidade de cartões de crédito que podem ser emitidos em nome de um único cliente.

As novas normas são divulgadas no momento em que o país tenta reduzir os efeitos de uma crise de energia que levou a blecautes pontuais em algumas regiões nas últimas semanas. Em outras áreas do país, fábricas reduziram a produção porque o preço do carvão teve forte alta, reportou o The Wall Street Journal.

Recentemente, Pequim também iniciou um cerco regulatório a empresas financeiras, como o Ant Group, dono do aplicativo Alipay, pelo que enxerga como um estímulo ao endividamento de indivíduos com baixa capacidade de pagamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "China: comissão proíbe concessão de empréstimos para especulação com commodities"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!