MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

China alerta que tomará 'medidas resolutas' se EUA continuar violando trégua de Genebra

O Ministério do Comércio da China reiterou nesta quinta-feira, 5, que está obedecendo aos termos acordados com os Estados Unidos na trégua de Genebra, mas acusou o lado americano de descumprir suas obrigações e alertou que tomará "medidas resolutas" para

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 09:12:00 Editado em 05.06.2025, 09:18:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério do Comércio da China reiterou nesta quinta-feira, 5, que está obedecendo aos termos acordados com os Estados Unidos na trégua de Genebra, mas acusou o lado americano de descumprir suas obrigações e alertou que tomará "medidas resolutas" para proteger seus interesses se não houver uma mudança.

continua após publicidade

"Os EUA tomaram uma série de medidas restritivas contra a China depois das conversas de Genebra, que ignoram o consenso existente e prejudicam seriamente os nossos interesses e direitos legítimos", disse o porta-voz do ministério, He Yongqian, em coletiva de imprensa. "Estamos fortemente insatisfeitos, somos contrários a essa postura e pedimos que os EUA parem imediatamente".

Questionado sobre exportações de metais de terras raras, He defendeu a abordagem chinesa de manter restrições, alegando que os minérios e itens relacionados possuem "atributos óbvios de dupla utilidade" - ou seja, podem ter implementação para uso civil e militar. "É prática internacionalmente aceita colocar controles de exportação sobre eles e revisamos os pedidos de licença de acordo com as leis, aprovando aquelas que atendem aos requisitos comerciais exigidos", disse o porta-voz.

continua após publicidade

O Ministério do Comércio chinês também criticou a imposição de tarifas setoriais pelo governo dos EUA, especialmente as que utilizam as Seções 232 e 301. O porta-voz ressaltou que as medidas não devem ajudar a segurança das cadeias de oferta industrial, e sim interromperá a oferta.

"Repetidamente enfatizamos que são reflexos de protecionismo e unilateralismo típicos, reclamamos na Organização Mundial do Comércio (OMC) e alertamos que machucam não apenas os outros, mas os próprios americanos", disse He. "Pedimos que os EUA respeitem as leis econômicas, parem de abusar do conceito de segurança nacional e trabalhem com outros para manter o sistema de comércio multilateral, resolvendo preocupações por meio do diálogo".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "China alerta que tomará 'medidas resolutas' se EUA continuar violando trégua de Genebra"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!