MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ceron: processo de valuation de ativos de Estados será coordenado com parceiros externos

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta terça-feira, 26, que a pasta coordenará com parceiros externos o processo de valuation dos ativos que podem ser utilizados pelos Estados para amortizar o saldo devedor junto à União. A medida

Giordanna Neves e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 26.03.2024, 17:08:00 Editado em 26.03.2024, 17:14:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta terça-feira, 26, que a pasta coordenará com parceiros externos o processo de valuation dos ativos que podem ser utilizados pelos Estados para amortizar o saldo devedor junto à União. A medida foi anunciada hoje pela equipe econômica para ajudar nas finanças dos entes federativos.

continua após publicidade

De acordo com a proposta, independentemente de aderirem ou não ao programa Juros Pela Educação, os Estados poderão reduzir de forma adicional a taxa de juros em 0,5%, desde que realizem amortização extraordinária de 10% do saldo devedor; ou 1%, desde que realizem amortização extraordinária de 20% do saldo devedor. Essas amortizações poderão ser realizadas em ativos, incluindo participações em empresas públicas e sociedades de economia mista.

OBroadcast(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que a equipe econômica mira em ativos que tenham valor de mercado e liquidez, e que a amortização pode ser feita por repasse de participação acionária ou fluxo de recebíveis.

continua após publicidade

Além de Minas Gerais, que já discutia a possibilidade de federalização de estatais, nenhum outro ente sinalizou a possibilidade de usar ativos para amortizar o saldo devedor até o momento.

Para se chegar ao preço justo, será feito um valuation com controle externo, possível participação de órgãos de controle e agentes de mercado, similar ao processo de fechamento de capital de uma empresa. A avaliação na equipe econômica é que esse é um processo que o mercado sabe fazer.

No caso de Minas Gerais, a Companhia de Saneamento do Estado (Copasa) precisaria passar por um escrutínio dos passivos. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) passou por um valuation estimado em R$ 25 bilhões, valor que precisaria ser revisado e poderia amortizar cerca de 15% do saldo devedor do Estado.

Ceron disse mais cedo que a equipe ouvirá os Estados para avaliar quais tipos de ativos serão usados, sem entrar em detalhes da regra. Mais cedo, aoBroadcast Político, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que não deve usar o dispositivo previsto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ceron: processo de valuation de ativos de Estados será coordenado com parceiros externos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!