MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Censo está pronto para ser realizado, a depender de condição sanitária, diz IBGE

O novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, empossado esta semana, afirmou que o órgão está preparado tecnicamente para realizar o Censo Demográfico em 2021, "a depender das condições sanitárias". Outra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2021, 13:38:00 Editado em 30.04.2021, 21:46:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, empossado esta semana, afirmou que o órgão está preparado tecnicamente para realizar o Censo Demográfico em 2021, "a depender das condições sanitárias". Outra exigência é a recomposição integral do Orçamento de R$ 2 bilhões, e mesmo assim a tempo de que os preparativos sejam retomados de forma a levar a campo a coleta ainda este ano. Com o cronograma atrasado em decorrência do corte orçamentário, já não é possível iniciar a coleta em 1º de agosto, conforme previsto inicialmente.

continua após publicidade

"O projeto do Censo Demográfico está pronto, estamos preparados para sua realização em 2021. Isso significa adiar o início da coleta, para algum momento em setembro ou outubro", informou Rios Neto, na primeira entrevista coletiva concedida à imprensa, virtualmente, nesta sexta-feira, 30.

Rios Neto lembrou que o isolamento social foi um marco para a decisão de adiar Censo Demográfico de 2020, mas que o órgão se preparou para levar o levantamento a campo este ano, a despeito da pandemia de covid-19. Segundo ele, a direção foi surpreendida pelo corte orçamentário que reduziu a verba para o Censo em mais de 90%.

continua após publicidade

A realização do Censo durante a pandemia se basearia em três pilares, que se baseiam em diferentes métodos de coleta (presencial e remoto, com entrevistas por telefone e questionários de internet), procedimentos de segurança dos envolvidos na operação (como uso de equipamentos de proteção e tentativa de vacinação de trabalhadores) e treinamento dos mais de 200 mil contratados combinando as modalidades à distância e presencial.

"Diferentemente daqueles que propunham adiamento do Censo em 2022, eu defendia viabilidade técnica de sua realização em 2021", completou o presidente do IBGE.

Ele afirma ainda que, neste momento, compete ao instituto assistir os poderes legislativo e executivo até que os desdobramentos da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a realização do Censo este ano sejam avaliados. Ele reconhece, porém, que a pandemia é um desafio e fator de incerteza. Para a ele, a questão da cobertura da vacinação será um "parâmetro importante para essa decisão" de iniciar a coleta em campo.

continua após publicidade

Um segundo cenário seria fazer o levantamento censitário em 2022, mas os preparativos necessitam de um aporte maior do que o que está previsto no orçamento deste ano, ponderou.

Ainda na coletiva, Rios Neto se disse ciente de que o cargo de presidente do IBGE traz consigo um grande desafio e enorme responsabilidade, como a missão de realização do Censo e a obrigação de continuar gerando indicadores econômicos e sociais. No entanto, ele afirma que tem se preparado para o desafio, tendo como base especialmente sua experiência de dois anos no cargo de diretor de Pesquisas do órgão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Censo está pronto para ser realizado, a depender de condição sanitária, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!