Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Cenário externo melhorou, mas segue adverso e particularmente incerto, afirma Copom na ata

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central afirmou, na ata da sua reunião de junho, que o cenário externo melhorou por causa de fatores como a reversão parcial das tarifas dos Estados Unidos sobre importações. Mesmo assim, ainda classifica o quadro no exterior como "adverso e particularmente incerto".

"O comitê avaliou que houve alguns desenvolvimentos que permitiriam a conclusão de uma melhora no cenário internacional, como a reversão parcial das tarifas, mas permaneceu a visão preponderante de um cenário internacional ainda incerto e volátil", diz o sexto parágrafo da ata, divulgada nesta terça-feira.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A avaliação do colegiado é de que o choque de incerteza global ainda pode ser relevante. O cenário global já tem provocado mudanças em decisões de investimento e consumo, observou o Copom.

"Ainda é cedo para concluir qual será a magnitude do impacto sobre a economia doméstica, que, por um lado, parece menos afetada pelas recentes tarifas do que outros países, mas, por outro lado, é impactada por um cenário global adverso", diz o comitê.

A ata destacou dúvidas sobre a trajetória fiscal dos Estados Unidos - tanto na magnitude dos estímulos que serão concedidos pelo governo, quanto na consolidação fiscal final. Também chamou atenção para o conflito entre Israel e Irã no Oriente Médio, com possíveis consequências sobre o mercado de petróleo, amplificando as incertezas no cenário.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline