MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

CBIE: Nosso cenário-base para o Brasil é que exploração na Margem Equatorial será aprovada

A consultoria Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) projeta a aprovação da exploração na Margem Equatorial. A liberação está em compasso de espera desde meados do ano passado quando o Ibama negou a liberação da licença ambiental.Considerando o início

Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 06.04.2024, 10:01:00 Editado em 06.04.2024, 10:08:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A consultoria Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) projeta a aprovação da exploração na Margem Equatorial. A liberação está em compasso de espera desde meados do ano passado quando o Ibama negou a liberação da licença ambiental.

continua após publicidade

Considerando o início da produção nas cinco bacias sedimentares da Margem, o CBIE estima que a produção brasileira de petróleo pode atingir 7 milhões de barris por dia (bpd) já em 2030, assumindo um platô nos anos seguintes e postergando o pico da curva de produção nacional em "seis ou sete anos". As previsões constam do Outlook 2024 do CBIE, relatório anual com perspectivas para o setor energético.

"Nosso cenário-base para o Brasil é que a exploração na Margem Equatorial será aprovada. Há resistência ainda, muito barulho, uma disputa política entre (os ministros) Alexandre SIlveira (MME) e Marina Silva (MMA), mas, historicamente, a visão econômica pragmática sempre prevaleceu, como no caso da hidrelétrica de Belo Monte", disse o diretor do CBIE, Bruno Pascon, em apresentação do relatório na quarta-feira, 3.

continua após publicidade

Segundo Pascon, a produção nas bacias da Margem Equatorial tem o potencial de adicionar cerca de 1,1 milhão bpd à produção nacional já em 2030, um acréscimo cada vez mais retardado em função da demora na liberação das licenças ambientais. O CBIE projeta primeiro óleo para "quatro ou cinco" anos depois do início das atividades de exploração nos campos.

"A Margem é diferente, mas guarda uma semelhança com o Pré-sal, que é um custo muito baixo de produção. O 'break even' para produzir na Guiana (território adjacente ao norte da Margem Equatorial) é de US$ 35 por barril. A produção na Guiana já está em 300 mil bpd e neste ano deve alcançar a marca de 500 mil bpd", diz Pascon.

O especialista destaca que a projeção do CBIE é conservadora, e leva em conta um fator de recuperação de 25%, quando a média real é de 35%.

continua após publicidade

Cenário sem Margem Equatorial

Sem considerar novas fontes, como a Margem Equatorial, o CBIE projeta que a produção brasileira deve atingir seu pico já em 2031, em patamar de 5,86 milhões bpd, o que se manteria nos anos seguintes. A projeção leva em conta reservas atuais e contingentes.

Com relação à Petrobras, maior operadora de petróleo do País, o CBIE projeta uma produção de 3,63 milhões bpd em 2024, alta de 230 mil bpd ante 2023.

O CBIE diz que, em termos de produção nacional, até o fim da década, 80% virão do pré-sal e 20% da bacia de Sergipe-Alagoas. É o incremento da produção na primeira província e o início da segunda que deve ampliar a produção dos 3,6 milhões bpd, previstos para este ano, para algo em torno de 5,6 milhões bpd no fim da década.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "CBIE: Nosso cenário-base para o Brasil é que exploração na Margem Equatorial será aprovada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!