MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Cautela externa e com bancos locais limitam otimismo do Ibovespa após queda da Selic

O inesperado corte da Selic, de 13,75% para 13,25% ao ano na noite de quarta-feira, 2, impulsionou o Ibovespa, que subiu 1,46%, na máxima aos 122.619,14 pontos pela manhã desta quinta-feira, 3, com destaque para algumas ações ligadas ao setor de consumo e

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 03.08.2023, 11:38:00 Editado em 03.08.2023, 11:43:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O inesperado corte da Selic, de 13,75% para 13,25% ao ano na noite de quarta-feira, 2, impulsionou o Ibovespa, que subiu 1,46%, na máxima aos 122.619,14 pontos pela manhã desta quinta-feira, 3, com destaque para algumas ações ligadas ao setor de consumo e a bancos. Contudo, há instantes, o Índice Bovespa passou a ter instabilidade, testando queda e abandonando o nível dos 121 mil pontos, depois de ir à máxima dos 122.619,14 pontos. Na ocasião avançou 1,46%.

continua após publicidade

Além do recuo das bolsas norte-americanas e do efeito da queda do minério de ferro sobre papéis ligados ao segmento na B3, o Índice Bovespa enfraquece em meio a incertezas com a inadimplência do Brasil, em dia de divulgação do balanço do Bradesco, após o fechamento da B3.

Espera-se que o banco apresente lucro de R$ 4,396 bilhões relativo ao segundo trimestre, de acordo com a média das estimativas do Prévias Broadcast. O resultado seria 37,6% menor que o registrado no mesmo intervalo de 2022, e 2,7% maior que o do primeiro trimestre deste ano.

continua após publicidade

"A temporada de balanços traz um pouco de cautela, limitando as compras. O investidor tenta esperar o resultado para depois tomar uma decisão, mas é claro que a decisão do Banco Central é muito positiva, trouxe uma notícia melhor do que a esperada. Hoje tem balanços de Bradesco e Petrobras, e de big techs nos Estados Unidos", diz Lucas Martins, sócio e especialista da Blue3 Investimentos.

Para completar, Eletrobras recua em meio a declarações de membros ligados ao governo de que as obras de Angra 3 podem ficar de fora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será divulgado no próximo dia 11.

"O recuo de quase 3,00% do minério de ferro pesa. O PMI de serviços da China subiu em julho, mas o que importa mais é o industrial, que recuou, como divulgado nesta semana. Isso frustra um pouco. A economia chinesa depende de estímulos, só que de infraestrutura", diz o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus.

continua após publicidade

De todo modo, a queda promovida e a sinalização do Banco Central (BC) de que as próximas reduções serão da mesma magnitude tendem a estimular alta do Ibovespa, que ontem fechou em baixa de 0,32%, aos 120.858,72 pontos.

A despeito do impacto de alta esperado em ações ligadas ao ciclo econômico e do setor de bancos, Laatus pondera que é preciso cautela, dado que a inflação estimada para 2024 - foco da política monetária - está acima (3,89%) da meta de 3,00%. Lembra ainda que o nível de inadimplência no Brasil segue elevado.

Às 11h24, o Ibovespa caía 0,17%, na mínima aos 120.654,51 pontos. Eletrobras caía até 4,0% e Vale ON cedia 0,31%. Entre os grandes bancos, Bradesco recuava 1,55% (ON) e -0,60% (PN).

No exterior, além de balanços, há expectativa pelo payroll, relatório de emprego norte-americano, que sai na sexta-feira, e será importante para balizar as estimativas para os juros dos EUA.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Cautela externa e com bancos locais limitam otimismo do Ibovespa após queda da Selic"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!