MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Cautela é necessária na política monetária diante de incertezas econômicas, diz membro do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, destacou a necessidade de cautela e humildade na condução da política monetária dos Estados Unidos, diante de um cenário econômico marcado por incertezas. B

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 20.02.2025, 14:32:00 Editado em 20.02.2025, 14:37:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, destacou a necessidade de cautela e humildade na condução da política monetária dos Estados Unidos, diante de um cenário econômico marcado por incertezas. Bostic afirmou que, embora a economia americana esteja forte e a política monetária em um "bom lugar", os riscos persistem, especialmente em relação à inflação, que continua acima da meta de 2% estabelecida pela instituição.

continua após publicidade

"A inflação caiu significativamente, de mais de 7% em meados de 2022 para menos de 3%, mas ainda está acima do nosso objetivo", disse Bostic, ressaltando que o maior risco para o mandato do Fed ainda vem da inflação.

Bostic também comentou sobre o mercado de trabalho, que, embora esteja mostrando sinais de desaceleração, permanece sólido.

continua após publicidade

Ele destacou que é mais difícil para os desempregados encontrarem emprego hoje do que no verão passado, e que a probabilidade de encontrar um novo trabalho está abaixo dos níveis pré-pandemia.

"O mercado de trabalho está amplamente estável, mas estamos monitorando vulnerabilidades potenciais", afirmou Bostic.

Ele enfatizou que o objetivo do Fed é alcançar a meta de inflação de 2% sem causar danos ao mercado de trabalho, que tem sido um pilar importante para a economia norte-americana.

continua após publicidade

"De modo geral, acho que a inflação nos próximos meses continuará um curso irregular em direção ao objetivo de 2% do Comitê", disse Bostic.

Ele também descartou a possibilidade de um novo "surto inflacionário", afirmando que não há sinais de um aumento iminente na atividade econômica que possa gerar pressões inflacionárias.

O presidente do Fed de Atlanta também alertou que este não é o momento para complacência. "A política monetária está em um bom lugar, mas, por várias razões, este não é o momento para relaxar", disse ele, destacando que o caminho da política monetária será guiado pelos dados econômicos que surgirem nos próximos meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Cautela é necessária na política monetária diante de incertezas econômicas, diz membro do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!