MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Casa Branca alerta para suspensão de teto da dívida e diz que não há 'plano B'

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta quarta-feira que a aprovação da suspensão do teto da dívida do país precisa ser aprovada pelo Congresso, e que não há um "plano B" no tema. Em coletiva de imprensa, ela reforçou que a administração quer

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.09.2021, 16:56:00 Editado em 29.09.2021, 17:04:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta quarta-feira que a aprovação da suspensão do teto da dívida do país precisa ser aprovada pelo Congresso, e que não há um "plano B" no tema. Em coletiva de imprensa, ela reforçou que a administração quer um evitar o shutdown, que são "custosos e danosos", sendo este o principal objetivo, mas indicou que o governo tentará "minimizá-lo se ocorrer".

continua após publicidade

Segundo a porta-voz, o tema não deveria ser uma questão política, e a administração espera apoio bipartidário. De acordo com Psaki, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell bloqueou iniciativas para a suspensão do teto, o que deixou o governo "desapontado", lembrando que o legislador já falou em público sobre os risco de um default em outras ocasiões.

A representante citou estudos do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) que estimaram que um shutdown parcial em 2019 causou prejuízos de US$ 11 bilhões.

continua após publicidade

O principal tema da coletiva foram as votações sobre infraestrutura no Congresso, que tiveram um prazo estabelecido para a quinta-feira. Segundo Psaki, a questão é uma discussão separada da suspensão do teto, e a data foi estabelecida pelos líderes legislativos.

De acordo com a porta-voz, há muito trabalho para se fazer ao longo do dia, e uma serie de negociações seguem ocorrendo. "Não estamos em posição de garantir votação de infraestrutura amanhã, estamos correndo contra relógio", afirmou a representante, que por sua vez não negou a possibilidade de uma votação posterior.

Sobre as tratativas, "sabíamos que iriam requerer conversas e concessões, todos terão que abrir mão um pouco", indicou a democrata, que concluiu que o "melhor no momento é unificar democratas e buscar 50 votos no Senado".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Casa Branca alerta para suspensão de teto da dívida e diz que não há 'plano B'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!