MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Carteira total de crédito deve crescer 11,8% em 2020, diz pesquisa da Febraban

A carteira total de crédito no Brasil deve crescer 11,8% em 2020 na comparação com o ano anterior, informou nesta terça-feira, 17, a Pesquisa Febraban de Economia Bancária realizada entre 4 e 11 de novembro. O estudo mostra revisão para cima das projeções

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2020, 12:45:00 Editado em 17.11.2020, 12:53:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A carteira total de crédito no Brasil deve crescer 11,8% em 2020 na comparação com o ano anterior, informou nesta terça-feira, 17, a Pesquisa Febraban de Economia Bancária realizada entre 4 e 11 de novembro. O estudo mostra revisão para cima das projeções em relação ao levantamento anterior, realizado em setembro, cuja estimativa era de crescimento de 9,4% no ano.

continua após publicidade

A Pesquisa, que é feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), tem como objetivo captar as percepções das instituições financeiras sobre a última ata do Copom e as projeções para o desempenho do mercado de crédito para o ano corrente e o próximo. No mês de novembro, 15 bancos participaram da pesquisa.

A melhora na avaliação do cenário é resultado da revisão para cima tanto do desempenho do crédito livre quanto do crédito direcionado.

continua após publicidade

Para os recursos livres, a projeção de crescimento da carteira avançou de 10,7% para 13,6%. Segundo a entidade, a alta foi puxada especialmente pelos empréstimos destinados às empresas, cuja projeção passou de uma alta de 15,7% (na pesquisa de setembro) para 20,4%, refletindo a elevada demanda que se observa por capital de giro.

A expectativa para a carteira de crédito destinado às famílias também melhorou, embora de forma mais modesta, de 6,7% para 7,8%. "A melhora do crédito pessoa física reflete a retomada das linhas ligadas ao consumo, como o cartão de crédito", diz a entidade.

Para o crédito direcionado, em que há destinação específica dos recursos, a projeção passou de 7,1% (setembro) para 8,6%. Os bons resultados são fruto, principalmente, do sucesso dos programas de crédito público, como o Pronampe e o PEAC, além do bom desempenho observado no crédito imobiliário, impulsionado pelas menores taxas de juros. "Vale lembrar que, até agosto, as pesquisas apontavam crescimento de até 3% da carteira direcionada", diz a entidade.

continua após publicidade

"No geral, o crédito livre tem se beneficiado da recuperação da atividade, baixa taxa de juros e manutenção da elevada demanda por capital de giro pelas empresas", disse em nota o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg.

Taxa Selic

Segundo o levantamento, nenhum dos respondentes acredita que o Copom fará novos cortes na Selic. Para a maioria (57,1%), o processo de normalização (alta) da taxa de juros deve se iniciar apenas no segundo semestre de 2021, enquanto 28,6% acreditam que as mudanças devam começar já na primeira metade do próximo ano. Apenas uma minoria (14,3%) prevê manutenção da atual taxa (2,0% ao ano) ao longo de todo 2021.

continua após publicidade

Também há consenso entre os participantes de que a recente alta dos preços não deve ser suficiente para alterar a condução da política monetária. Ainda que a maioria dos participantes (53,9%) espere algum repasse, pressionando a inflação ao longo do ano, não deve ser suficiente para levar as projeções para acima do centro da meta de 2021.

PIB

Em relação ao PIB para 2021, a maioria (69,2%) dos participantes espera algum arrefecimento na margem do crescimento da economia, levando a uma expansão entre 2,5% e 3,5%. Os demais (30,8%) esperam um crescimento maior, acima de 3,5%, impulsionados pela disponibilização da vacina, equacionamento do quadro fiscal, baixa taxa de juros, entre outros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Carteira total de crédito deve crescer 11,8% em 2020, diz pesquisa da Febraban"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!