MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Carteira de crédito deve crescer 0,6% em maio ante abril, diz pesquisa da Febraban

A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) deve crescer 0,6% em maio na comparação com abril, de acordo com a pesquisa de maio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em relação ao mês de maio de 2022, o saldo deve ser 10,5% maior, o

Matheus Piovesana (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Piovesana (via Agência Estado)
Publicado em 19.06.2023, 11:18:00 Editado em 19.06.2023, 11:22:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) deve crescer 0,6% em maio na comparação com abril, de acordo com a pesquisa de maio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em relação ao mês de maio de 2022, o saldo deve ser 10,5% maior, o que indica uma desaceleração frente ao crescimento de 11,1% em abril.

continua após publicidade

A expectativa dos bancos é de que o crédito livre seja a alavanca do crescimento do saldo em maio na comparação com o mês anterior, com alta de 0,8%. A maior alta deve ser na carteira de pessoas físicas, com crescimento de 1,2%, enquanto a de pessoas jurídicas deve crescer 0,3% no mesmo período.

De acordo com a Febraban, linhas atreladas ao consumo explicam o bom desempenho esperado para o crédito livre pessoa física, que engloba, entre outras, modalidades como o cartão de crédito. "A manutenção dos níveis de emprego e o reforço na renda por conta dos programas sociais ajudam a explicar este desempenho", diz em nota o diretor de Economia, Regulação e Riscos da entidade, Rubens Sardenberg.

continua após publicidade

A carteira direcionada para pessoas físicas, por outro lado, deve ficar estável, com o fim do ciclo do Plano Safra 2022/2023 e a espera pelo plano referente a 2023/2024.

O desempenho é oposto ao visto na carteira PJ, em que o crédito direcionado deve puxar o crescimento, com alta de 0,5% em maio na comparação com junho. De acordo com os bancos, a reedição de programas públicos de crédito e a maior tração em linhas com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) explicam essa estimativa.

Ao todo, os bancos projetam crescimento de 0,7% no crédito pessoa física, e de 0,4% no crédito a empresas. Em base anual, a expectativa é de aumento de 14,6% e de 4,6%, respectivamente.

continua após publicidade

Concessões

As concessões de crédito devem cair 6,3% em maio na comparação com abril, na média de dias úteis. Sem esse ajuste, espera-se crescimento de 14,5%, dado que maio teve mais dias úteis que o mês anterior. Em um ano, a variação deve ser de 10,3%.

A maior queda entre abril e maio deve vir das concessões para pessoas físicas (-7,3%), enquanto nas concessões para empresas, afetadas por episódios como os da Americanas e da empresa de energia Light, espera-se queda de 5,1%.

continua após publicidade

A carteira de recursos livres, por sua vez, deve ter concessões 7,2% menores entre um mês e outro, consideradas pessoas físicas e jurídicas. Com o avanço da inadimplência, os bancos devem manter o pé no freio em ambos os segmentos, o que explica a variação negativa. Nos recursos direcionados, por outro lado, espera-se concessões 2,5% maiores, graças à demanda entre as empresas.

A pesquisa da Febraban, divulgada todos os meses como uma espécie de prévia à nota de crédito do Banco Central, considera dados consolidados dos maiores bancos do País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Carteira de crédito deve crescer 0,6% em maio ante abril, diz pesquisa da Febraban"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!