Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Capital Economics: Novo foward guidance mostra que BC pode reduzir corte p/ 0,25 pp em breve

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Capital Economics avalia que a alteração no "foward guidance" no comunicado do Copom de hoje à noite dá suporte à visão da consultoria de que o comitê do Banco Central vai reduzir o ritmo de queda da taxa básica de juros em breve, provavelmente no encontro de junho.

"A taxa Selic não será reduzida tanto quando a maioria espera neste ano", afirma a Capital Economics, que se diz mais confiante agora em sua projeção de Selic em 9,50% no fim de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Como esperado, o Copom anunciou hoje à noite a redução da taxa básica em 0,50 ponto porcentual, para 10,75% ao ano. No comunicado, o comitê afirma que, em função da elevação da incerteza e da consequente necessidade de maior flexibilidade na condução da política monetária, seus membros "unanimemente optaram por comunicar que anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião". Em seus comunicados anteriores, o Copom antevia cortes de 0,50 ponto "nas próximas reuniões".

A Capital Economics observa que outra mudança relevante no comunicado foi a menção à força da inflação de serviços, "algo que está claramente incomodando" os integrantes do comitê. Em janeiro, lembra a consultoria, o Copom afirmou que as medidas subjacentes de inflação estavam perto da meta. Já no comunicado de hoje, o BC afirma que essas medidas estão "acima da meta".

"Outro corte de 0,50 ponto no próximo encontro do Copom, para 10,25%, parece altamente provável. A mudança no forward guidance não exclui outro corte de 0,50 ponto na reunião subsequente, em junho. Mas com a força do mercado de trabalho provavelmente mantendo a inflação de serviços elevada, acreditamos que o Copom vai se inclinar para cortes de 0,25 ponto até lá", afirma a consultoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV