MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Canadá adiará retaliações em resposta ao aumento das tarifas dos EUA sobre metais

O Canadá vai esperar antes de adotar novas retaliações ao aumento das tarifas sobre o aço e o alumínio nos Estados Unidos, pois negociadores de Ottawa e Washington estão em tratativas para alcançar um novo acordo bilateral nas áreas de economia e seguranç

Dow Jones Newswires (via Agência Estado)

·
Escrito por Dow Jones Newswires (via Agência Estado)
Publicado em 04.06.2025, 18:00:00 Editado em 04.06.2025, 18:09:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Canadá vai esperar antes de adotar novas retaliações ao aumento das tarifas sobre o aço e o alumínio nos Estados Unidos, pois negociadores de Ottawa e Washington estão em tratativas para alcançar um novo acordo bilateral nas áreas de economia e segurança, disse nesta quarta-feira o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

continua após publicidade

Na terça-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou formalmente uma ordem que dobra para 50% as tarifas sobre o aço e o alumínio importados pelo país. O Canadá é o maior fornecedor desses dois metais para os EUA.

Carney afirmou que a elevação das tarifas pelos EUA é ilegal e injustificada e acrescentou que o Canadá já impôs tarifas de 25% sobre cerca de US$ 43,7 bilhões em importações americanas. Ottawa levará um tempo antes de decidir seu próximo passo "porque estamos em discussões intensas neste momento com os americanos", disse o primeiro-ministro.

continua após publicidade

"Essas discussões estão avançando", declarou a jornalistas. Mais tarde, no Parlamento, Carney disse que autoridades estão preparando medidas de retaliação contra importações dos EUA caso as negociações não resultem em um novo pacto.

Carney também afirmou que a decisão de Trump afeta todos os exportadores de aço, e não apenas o Canadá.

A Associação de Alumínio do Canadá declarou que a tarifa de 50% irá suprimir a demanda por alumínio em toda a América do Norte, afetando setores como os de automóveis, defesa e construção civil.

continua após publicidade

A Associação Canadense de Produtores de Aço pediu ao governo que imponha tarifas de 50% sobre o aço importado dos EUA e afirmou que as consequências da tarifa mais alta imposta pelos americanos seriam irreversíveis para a economia do país. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Canadá adiará retaliações em resposta ao aumento das tarifas dos EUA sobre metais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!