MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto: Sustentabilidade guiará grande parte do fluxo de investimentos

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 8, que a inclusão do pilar de "Sustentabilidade" em sua agenda estratégica, a Agenda BC#, inclui a promoção de fianças sustentáveis, o gerenciamento adequado dos riscos socioambi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.09.2020, 16:14:00 Editado em 08.09.2020, 16:21:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 8, que a inclusão do pilar de "Sustentabilidade" em sua agenda estratégica, a Agenda BC#, inclui a promoção de fianças sustentáveis, o gerenciamento adequado dos riscos socioambientais e integração de variáveis sustentáveis no processo de tomada de decisão do BC.

continua após publicidade

"A Agenda BC# é dinâmica, e hoje estamos incorporando a dimensão sustentabilidade. O tema ambiental é importante e desperta interesse na sociedade. O tema entrou definitivamente na ordem do dia", avaliou.

Para Campos Neto, é preciso abandonar o mito de que adoção de práticas sustentáveis reduziria a produtividade das empresas e seus funcionários. Ele lembrou que a agenda ambiental passou influenciar todo o fluxo financeiro mundial, com políticas de governança dos investidores. "Isso influencia fundos, private equity, infraestrutura, o setor imobiliário. É muito difícil um País ter uma retomada forte após a crise sem absorver parte desse capital. Então é muito importante seguir essa agenda", acrescentou.

continua após publicidade

O presidente da autoridade monetária apontou que os BCs precisam avaliar vulnerabilidades do sistema financeiro a choques climáticos, como mudanças nos preços de ativos. "No caso de Bancos Centrais, a questão ambiental de potencial para afetar a política monetária e a estabilidade financeira. Choques climáticos são difíceis de prever e trazem incertezas sobre persistência, amplitude e magnitude desses choques que podem ser tornar recorrentes - afetando a capacidade de crescimento e a taxa de juros neutra", detalhou.

Em meio à forte pressão internacional por mais ações do Brasil na área ambiental, o Banco Central lançou hoje o pilar de "Sustentabilidade" em sua agenda estratégica, a Agenda BC#, com iniciativas ligadas à responsabilidade socioambiental, aos riscos climáticos e à cultura de sustentabilidade. O BC assina hoje um memorando de entendimento com a Climate Bonds Initiative (CBI).

Investimentos

continua após publicidade

Campos Neto avaliou que a atual crise global tem provocado mudanças profundas, que exigem que a retomada das economias seja baseada na sustentabilidade ambiental e na inclusão social. "A sustentabilidade é o que vai guiar grande parte do fluxo de investimentos daqui para frente", apontou.

"O BC tem uma longa história de atuação em medidas voltadas para a sustentabilidade, e a inclusão do pilar na Agenda BC # tem o objetivo de nos manter nessa fronteira", completou.

Campos Neto destacou que o BC já exige hoje a indicação de diretores em cada banco responsável pelo risco socioambiental da atividade bancária. "Desde 2019, esse é um elemento específico do principal instrumento de supervisão do BC para avaliar o definir o nível mínimo de capital de cada instituição financeira", detalhou. "O BC mapeia mensalmente a exposição de cada instituição a setores sensíveis e tem mapeado todos os clientes com operações ativas que representam multas ambientais e com barragens em situação de emergência. Teremos inovações importantes para os próximos anos", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto: Sustentabilidade guiará grande parte do fluxo de investimentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!