MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto reitera que objetivo do BC é combater inflação com 'pouso suave' na economia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta sexta-feira, 11, que o objetivo da instituição é fazer um "pouso suave" no combate à inflação. "Nosso objetivo é trazer a inflação para baixo, criando o mínimo possível de decréscimo em

Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)
Publicado em 11.08.2023, 18:10:00 Editado em 11.08.2023, 15:15:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta sexta-feira, 11, que o objetivo da instituição é fazer um "pouso suave" no combate à inflação. "Nosso objetivo é trazer a inflação para baixo, criando o mínimo possível de decréscimo em crescimento, emprego e crédito. Poucos países conseguiram trazer a inflação para baixo como o Brasil trouxe, com revisão de crescimento do PIB para cima, redução de desemprego e recuo pequeno no crédito", reiterou, em palestra na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.

continua após publicidade
Luta contra inflação não acabou

O presidente do Banco Central reafirmou que o Brasil é um dos poucos países que está dentro das bandas de suas metas de inflação para os próximos anos. Segundo ele, o mercado vê queda mais forte de juros em países que anteciparam aperto, como Brasil. "Os países que fizeram um trabalho mais rápido e mais intenso são os países em que o mercado começa a enxergar uma queda de juros mais consistente, como o Brasil e o Chile", repetiu, em palestra na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba. Campos Neto repete a apresentação feita ontem no plenário do Senado e hoje pela manhã em outro evento em Curitiba. "Estamos em processo de desinflação, mas luta contra inflação não acabou. Queremos ter certeza de que vamos ter condições de estabilizar a inflação em nível baixo", voltou a alertar.

Gasto público

O presidente do Banco Central disse que, mesmo a aprovação do novo arcabouço fiscal, o crescimento do gasto público previsto no Brasil nos próximos anos é bem maior que a média da América Latina. "Em 2023 o crescimento real da despesa no Brasil é de 7,5% contra 1% na América Latina. Para o período entre 2024 e 2028, está projetado para ter um (aumento de) gasto muito maior que a média do mundo emergente. Mesmo com o arcabouço fiscal, existe um desafio adicional para termos gastos em termos reais mais compatíveis com o resto do mundo", afirmou, em palestra na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto reitera que objetivo do BC é combater inflação com 'pouso suave' na economia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!