MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto: ontem foi o primeiro passo para a autonomia do BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira, 4, que ontem foi dado um passo importante para a autonomia do Banco Central, com a aprovação do projeto pelo Senado. "Houve um trabalho importante de convencimento dos parlame

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.11.2020, 19:48:00 Editado em 04.11.2020, 19:56:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira, 4, que ontem foi dado um passo importante para a autonomia do Banco Central, com a aprovação do projeto pelo Senado. "Houve um trabalho importante de convencimento dos parlamentares", citou Campos Neto.

continua após publicidade

Segundo ele, o BC atualmente já atua de forma independente. "Hoje já temos a autonomia operacional, apesar de não estar na lei", comentou Campos Neto. "O projeto coloca a autonomia no papel e desvincula o ciclo de política monetária do ciclo político", destacou.

Isso será possível, segundo ele, a partir da adoção de mandatos não coincidentes para o presidente do BC e os oito diretores da autarquia. Conforme Campos Neto, a autonomia dará mais credibilidade ao sistema, o que terá efeito de queda sobre as taxas de juros de longo prazo. "Com juro longo mais baixo, você passa a ter inflação mais controlada", acrescentou.

continua após publicidade

Campos Neto lembrou ainda que, uma vez aprovada a autonomia do BC, o mandato do presidente da autarquia passará a valer até o segundo ano do próximo governo. Campos Neto participa nesta noite de entrevista ao canal virtual "Me Poupe!".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto: ontem foi o primeiro passo para a autonomia do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!