MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto: IPCA foi menos pior que o esperado, mas pior que projetado há um mês

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 1,16% de setembro foi menos pior do que esperado, mas pior do que projetado há um mês pelo mercado e pelo próprio BC. "Há sinais mist

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2021, 14:54:00 Editado em 08.10.2021, 15:00:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 1,16% de setembro foi menos pior do que esperado, mas pior do que projetado há um mês pelo mercado e pelo próprio BC. "Há sinais mistos no IPCA do mês passado. A inflação de serviços nos IPCA de setembro foi um pouco melhor que a esperada, mas persistiram efeitos em alimentos e energia", apontou, em participação em evento virtual organizado pelo Itaú BBA.

continua após publicidade

Ele admitiu que as projeções do mercado para a inflação em 2022 continuam em trajetória de elevação, relacionada com a inércia inflacionária esperada na passagem deste ano para o próximo.

Campos Neto voltou a destacar que há uma queda mais queda mais generalizada nos indicadores de confiança dos consumidores. "Muitas pessoas ainda não recuperaram seus empregos, e isso está se refletindo nos indicadores de confiança", apontou.

continua após publicidade

O presidente do Banco Central repetiu que o mercado passou a prever um crescimento menor para a economia brasileira em 2022. Ele lembrou que diversas projeções para o crescimento das economias de países avançados e emergentes têm sido revisadas para baixo, como o exemplo das expectativas de menor demanda e atividade chinesas. Citou que a recuperação da Europa está atrás do visto em outras regiões, ainda que os números sejam melhores na margem.

Repetindo a mesma apresentação feita em ocasiões anteriores, Campos Neto mais uma vez alegou que a alta da inflação é generalizada em diversos países. "Há grande surpresa de inflação em países desenvolvidos, com uma onda de alta de preços de energia. Essa crise de energia começa a abater a Europa, e os preços devem subir", completou.

Cenário fiscal e de crédito

continua após publicidade

O presidente do Banco Central voltou também a dizer que a questão fiscal ainda gera um "debate polêmico" no Brasil, embora os indicadores de resultado primário e endividamento bruto estejam melhores que o esperado. "Parte dessa melhora de fato é causada pela inflação, mas parte é explicada por outros fatores estruturais. Mas essa melhora não se reflete ainda nas curvas de juros. Mesmo com surpresa fiscal, tem dúvidas sobre arcabouço que vai prevalecer com a nova formatação do programa social. Acredito que essas dúvidas trazem incertezas, mas esperamos que em breve essas dúvidas sejam sanadas", repetiu.

Ao comentar sobre o mercado de crédito, Campos Neto considerou que, mesmo com a Selic em trajetória crescente, os spread bancários ainda estão próximos das mínimas históricas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto: IPCA foi menos pior que o esperado, mas pior que projetado há um mês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!